Perguntas e Respostas sobre o Ensino Remoto para Professores e Responsáveis dos Alunos

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

1. O que são as atividades remotas?

Segundo a Resolução 247 de 04 de fevereiro de 2021, "considera-se atividade pedagógica remota, para os fins desta Resolução, as atividades didáticas não presenciais realizadas pelo estudante sob a orientação de professores, de forma síncrona ou assíncrona, e mediadas por tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais".

Para conhecer todas as resoluções e circulares  da Subsecretaria de Ensino CLIQUE AQUI

 

2. Como será feito o Plano de Atividades Remotas?

O Plano de Atividades Remotas, a ser elaborado por cada Unidade Escolar, deverá conter as propostas de atividades, síncronas (interativas em tempo real) e assíncronas, elaboradas pelos professores para os seus estudantes, podendo incluir recursos e atividades pedagógicas disponibilizados em ambiente virtual por meio de plataformas, aplicativos e demais tecnologias da informação e comunicação, além de videoaulas transmitidas pela televisão, materiais didáticos digitais e impressos, com o objetivo de garantir o cumprimento da Reorganização do Currículo Carioca, atendendo ao Projeto político-pedagógico da Unidade Escolar.

 

3. Haverá o cumprimento da carga horária escolar mesmo no Ensino Remoto?

Sim. O cumprimento da carga horária mínima de efetivo trabalho escolar para os alunos exigida pela legislação vigente considerará somente as atividades assíncronas. Por essa razão, é importante que os alunos cumpram as tarefas elaboradas pelos Professores.

 

4. Como serão computadas a frequências dos(as) alunos(as)?

A frequência mínima exigida para a Pré-escola será de 60% e para o Ensino Fundamental de 75% da carga horária anual, nos termos do art. 31, inciso IV e art. 24, inciso I da LDB (Lei 9.394/1996), respectivamente. No ensino remoto, a frequência do estudante com acesso à internet será aferida por meio da proporção das atividades realizadas a cada semana no aplicativo Rioeduca em Casa. Para os estudantes impossibilitados de acessar o aplicativo Rioeduca em Casa, esta aferição se dará por meio da proporção das atividades entregues presencialmente na Unidade Escolar, a cada duas semanas.

 

PROFESSOR

1. Como serão as formações dos Professores e da Equipe Gestora para o Ensino Remoto?

A Subsecretaria de Ensino, por meio da  Escola de Formação Paulo Freire e da MultiRiooferecerá formação continuada aos professores quanto à utilização de ferramentas e recursos digitais além de metodologias inovadoras de ensino para o trabalho remoto.

 

2. Como faço para obter o Aplicativo Rioeduca em Casa?

O Rioeduca em Casa está disponível para ser baixado em celulares que utilizam o sistema Android (Baixe aqui) e em aparelhos iOS (Baixe aqui).

 

3. Como saber meu login e minha senha para acessar o aplicativo "Rioeduca em Casa"?

Professor - seu login é seu e-mail institucional Rioeduca.

Por exemplo: professor@rioeduca.net. Sua senha é a mesma do e-mail.

Se você ainda está com dificuldade de acesso ao seu aplicativo Rioeduca em Casa, ligue para nosso Help Desk no  4501-4018 ou  0800-0316341

 

4. Como acessar o aplicativo "Rioeduca em Casa"?

Os usuários habilitados para acessar o aplicativo "Rioeduca em Casa" (estudantes e professores) deve utilizar seu login, a ser inserido no campo "usuário" e sua senha, no campo "senha". A instalação da VPN, que garante que os dados sejam patrocinados, somente ocorrerá após o acesso através dos dados móveis. Confirme "Entendi" para Android e "Ok" para iOS. Importante! Durante o uso do aplicativo os dados móveis precisam estar habilitados. Para saber se o VPN está ativo, observe as seguintes sinalizações na parte superior da tela do seu celular: No iOS aparece a palavra VPN. No Android uma imagem de um cadeado.

- Android:

 

- iOS:

 
 
5. Sou professor, posso usar o aplicativo Rioeduca em Casa na versão web? 
 
Sim. A versão web é bem intuitiva para usar no PC/Notebook  e assim passar as tarefas para sua turma, porém os dados NÃO são patrocinados.  
 
 
 
6. Sou professor, posso dar aulas ao vivo (atividade síncrona) para minha turma pelo aplicativo?
 
Sim. CLIQUE AQUI e use essas orientações básicas.
 
7. Use os tutoriais preparados especialmente para o uso do aplicativo Rioeduca em casa ( Canais, Google sala de aula e Outros)
 
 
 

Responsáveis dos Alunos

1. Quais ferramentas serão oferecidas pela SME – RJ para dar o suporte aos alunos durante o Ensino Remoto?

Para dar suporte aos alunos e às Unidades Escolares no desenvolvimento das atividades em cumprimento do Plano de Atividades Remotas, serão disponibilizados os seguintes recursos:

 O aplicativo Rioeduca em Casa, que contém as seguintes funcionalidades principais:

- Interação em tempo real por videoconferência e envio de mensagens de texto entre o(a) professor(a) e a sua turma;
 
- Envio e correção de atividades e tarefas;
 
- Visualização das aulas transmitidas pelo Rioeduca na TV;
 
- Acesso integrado à plataforma de sala de aula virtual (Google Classroom);
 
- Acompanhamento da aprendizagem e registro do engajamento dos estudantes;
 
- Tira-dúvidas semanal com especialistas e interação dos alunos;
 
-Material Rioeduca para leitura no aplicativo.
 

 Recursos digitais organizados de acordo com a Reorganização do Currículo Carioca por meio da plataforma;

 Educopédia;

 Rioeduca na TV que oferece uma programação diária de 10 horas de videoaulas em TV aberta e fechada, contemplando todas as etapas e modalidades de ensino ofertadas pela Rede Municipal de Ensino e todos os componentes curriculares da Reorganização do Currículo Carioca;

 Outros programas de imagem e som:

- acervo da Multirio;

- podcasts.

 Materiais impressos:

- Material Rioeduca que oferece apoio pedagógico para os estudantes de todas as etapas e modalidades, contemplando todos os componentes curriculares da Reorganização do Currículo Carioca;
- Livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para os estudantes do Ensino Fundamental;
- PNLD Literário;
- Acervo literário das Salas de Leitura e Unidades Escolares.
 
Clique AQUI para visualizar as orientações às famílias sobre o Ensino Remoto.
 
 

2. Como faço para obter o Aplicativo Rioeduca em Casa?

O Rioeduca em Casa está disponível para ser baixado em celulares que utilizam o sistema Android (Baixe aqui) e em aparelhos iOS (Baixe aqui).

 

3. Quem pode utilizar o Rioeduca em Casa? Qual será meu consumo no meu pacote de serviços?

Para que você possa ter os dados móveis patrocinados pela SMERJ, você precisa ser um estudante da rede municipal matriculado ou professor da rede municipal da SMERJ. O consumo de dados só ocorrerá no momento de baixar o app, se precisar procure a sua Unidade Escolar ou CRE para baixar o aplicativo.

 

4. E se o(a) aluno(a) não puder ter ao acesso a nenhum dispositivo ou/e internet, como devemos proceder?
 
Na impossibilidade de acesso ao aplicativo, esgotadas as alternativas supracitadas, a Unidade Escolar deverá disponibilizar as atividades orientadas pelos seus professores por meio impresso aos estudantes que deverão buscá-las quinzenalmente na Unidade Escolar de forma agendada e seguindo os protocolos sanitários para evitar aglomerações. Os(as) estudantes deverão entregar as atividades realizadas e recolher as atividades corrigidas pelos seus professores quinzenalmente na Unidade Escolar.
 
 

5. Como saber meu login e minha senha para acessar o aplicativo "Rioeduca em Casa"?

Estudante - seu login é o seu e-mail, composto pelo número da sua matrícula com 13 dígitos, seguido de "@alunocarioca.rio". Por exemplo: 0000000000000@alunocarioca.rio.

Já sua senha é a palavra "rio" seguida da sua data de nascimento no seguinte formato DD/MM/AAAA, com as barras. Por exemplo: rio01/01/2010. Caso precise de alguma informação relacionada ao número da sua matrícula, entre em contato com sua Unidade Escolar.

Caso não saiba seu e-mail ou matrícula, Clique Aqui.

Se você ainda está com dificuldade de acesso ao seu aplicativo Rioeduca em Casa, ligue para nosso Help Desk no 1746

 
6. Como acessar o aplicativo "Rioeduca em Casa"?
 
Os usuários habilitados para acessar o aplicativo "Rioeduca em Casa" (estudantes e professores) deve utilizar seu login, a ser inserido no campo "usuário" e sua senha, no campo "senha". A instalação da VPN, que garante que os dados sejam patrocinados, somente ocorrerá após o acesso através dos dados móveis. Confirme "Entendi" para Android e "Ok" para iOS. Importante! Durante o uso do aplicativo os dados móveis precisam estar habilitados. Para saber se o VPN está ativo, observe as seguintes sinalizações na parte superior da tela do seu celular: No iOS aparece a palavra VPN. No Android uma imagem de um cadeado.
 

- Android:

 

- iOS:

 
 
7. Use os tutoriais preparados especialmente para o uso do aplicativo. CLIQUE AQUI.  
 
8. Mas eu não consigo visualizar todos esses Recursos no aplicativo Rioeduca em Casa. O que está acontecendo?
 
Você já encontra no aplicativo: A sala de aula virtual (Google Classroom), livros interativos, Material Rioeduca e a interação das aulas ao vivo (síncrona) com a participação do aluno já estão em uso no aplicativo. Veja como ACESSAR AQUI. O aplicativo está sendo implantado em fases, em breve as novas  funcionalidades.
 
 

Enviado por: Equipe Professores Rioeducadores (SUBE)



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