Professores da Rede Municipal de Ensino se destacam durante pandemia e serão homenageados pela Associação de Professores Públicos/RJ

 

A iniciativa valoriza profissionais que atuaram com ações educativas relevantes durante a suspensão das aulas presenciais.- Foto: Divulgação / Prefeitura
 
 
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem bons motivos para comemorar. Três professores da rede Municipal de Ensino serão homenageados pela Associação de Professores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Appai) pelo trabalho desempenhado durante o período de isolamento social. Será no 5º Encontro de Educação Appai, no próximo dia 29/10, no Hotel Othon, em Copacabana.
 
Um dos homenageados é o professor de Matemática Luiz Felipe Lins, vencedor do Prêmio Educador Nota 10 – edição 2020. O evento também vai homenagear as professoras Ana Soares, finalista do Educador Nota 10 – edição 2019, e Maura Silva, que criou o "Kit Abraço" para matar a saudade dos alunos. Com o tema "Histórias que inspiram em tempos de isolamento social", o Encontro de Educação será on-line, com transmissão nas redes sociais da Appai.
 
Saiba um pouco mais sobre os professores homenageados
 
– Luiz Felipe Lins – Escola Municipal Francis Hime
 
Com um projeto pedagógico que alia geometria e números aos desafios cotidianos da construção civil, Luiz Felipe Lins, da Escola Municipal Francis Hime, na Taquara, é o único professor da cidade do Rio selecionado entre os 10 primeiros colocados do Prêmio Educador Nota 10 – edição 2020. Foram quase 4 mil projetos inscritos por educadores de todo o país neste que é considerado o mais importante prêmio da educação básica brasileira.
 
Desde que as aulas presenciais foram suspensas, ele tem postado vídeos com conteúdo pedagógico no aplicativo SME Carioca 2020, realizado encontros virtuais com seus alunos do 7º e 8º ano e, como gosta de fazer, passando trabalhos divertidos para a garotada realizar em casa.
 
– Ana Soares – Escola Municipal Dom João VI
 
Finalista do Prêmio Educador Nota 10 de 2019, a professora Ana Soares, da Escola Municipal Dom João VI, em Higienópolis, preparou uma programação especial do projeto "Lê Comigo" este ano. Para oferecer novas opções de aprendizagem para os alunos durante a pandemia, ela criou uma série de leitura com autores de obras infantis para todo este mês de outubro.
 
O projeto "Lê Comigo" rendeu à professora o Prêmio Paulo Freire da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), no ano passado, como destaque por ações motivadoras na educação do país.
 
– Maura Silva – Escola Municipal Frei Vicente do Salvador
 
Professora da Rede Municipal de Ensino há 20 anos, Maura Silva teve uma ideia criativa para matar a saudade de seus alunos da Escola Municipal Frei Vicente do Salvador, em Padre Miguel, no período de suspensão das aulas. Para evitar o contato direto, como prevenção ao coronavírus, ela criou o Kit Abraço: capas de chuva plásticas e máscaras de tecido, tudo bem higienizado. Com esse material na bolsa, Maura foi à casa de cada um dos seus 50 estudantes para abraçá-los, cena que emocionou pais e crianças.
 
 
 
 
 

 
Compartilhe


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110