APLICATIVO ESCOLA.RIO

 

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou o aplicativo Escola.Rio, destinado aos alunos, pais e responsáveis da Rede Municipal de Ensino. 
 
A Plataforma disponibiliza atividades escolares ampliando as alternativas pedagógicas, incrementando a experiência educacional e potencializando a aprendizagem. Através do aplicativo, é possível acessar o boletim e a frequência dos alunos, o calendário escolar e o cardápio de merenda.  Em breve, novas funcionalidades estarão disponíveis, aproximando cada vez mais a escola da família.
 
O melhor de tudo é que a internet é gratuita para quem é da Rede Municipal, ou seja, não há consumo de dados do equipamento do usuário. O App foi desenvolvido pela Iplan Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
 
As quatro principais operadoras de telefonia (Oi, Vivo, Claro e Tim) foram contratadas pela Prefeitura para permitir o acesso gratuito ao aplicativo para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Assim, o usuário não precisará gastar o pacote de dados de seu chip. O App pode ser baixado nos sistemas Android e IOS.
 
O responsável pelo aluno terá o acesso ao App Escola.Rio utilizando o CPF. Se houver alguma dificuldade, ele deverá acionar a opção CONTATE A ESCOLA, disponibilizada no próprio App, e informar os dados para que o cadastro seja regularizado no sistema.
 
 
1) Clique nas caixinhas abaixo e veja como baixar e acessar o aplicativo:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

2) Clique e veja o roteiro para acessar o app:

 

 
Ou confira o passo a passo abaixo:
 
1. Baixe o aplicativo ESCOLA.RIO na Play Store (Android) ou App Store (Apple).
 
2. Clique em "Sim, quero internet patrocinada", para obter a gratuidade de navegação no aplicativo Escola.Rio (sem consumo de dados do usuário).
 
Internet Patrocinada (gratuidade) 
O usuário deverá clicar em "Sim, quero internet patrocinada" e clicar em OK nas duas perguntas que serão visualizadas posteriormente.
 
Não quer usar a gratuidade 
O usuário deverá clicar em "Não quero usar" e CANCELAR as duas perguntas que serão visualizadas posteriormente.
 
Não me avise novamente
Após clicar na opção "Não me avise novamente" o usuário deverá clicar em CANCELAR para as duas perguntas que serão visualizadas posteriormente.  A tela inicial não irá mais aparecer e não permitirá o usuário optar pela internet patrocinada. 
 
3. Clique em "Acessar".
 
4. Clique em "Já tenho cadastro", caso possua Identidade Carioca (login do Carioca Digital).
 
5. Digite o seu "CPF" e "Senha" para acessar o aplicativo Escola.Rio. 
 
6. Caso não possua Identidade Carioca, clique em "Cadastre-se".
 
Para que o aluno seja visualizado no aplicativo é necessário que o responsável ou a filiação 1 ou a filiação 2 (pai/mãe) tenham o CPF cadastrado no SGA.
 
7. Caso não haja o CPF no cadastro do aluno do SGA, o responsável poderá solicitar a atualização dos seus dados cadastrais por meio da opção "Contate a escola".
 
Para entrar em contato com a escola, clique em "Contate a escola" e digite o nome da escola em "Pesquise a escola".  Sugestão: Digite o primeiro nome.
 
8. Clique em "Regularizar meu cadastro" para enviar o e-mail para a unidade escolar.
Informe no e-mail:
• o nome e a data de nascimento do aluno e 
• o nome e CPF das filiações (pai/mãe).
Pode enviar, também, os dados do responsável, se for diferente das filiações informadas.
 
ATENÇÃO
Após a solicitação de atualização cadastral, deverá aguardar 2 dias úteis para que o cadastro seja atualizado e, por conseguinte, ser possível acessar o aplicativo. 

Contato: escola.rio@rioeduca.net
 
 
Enviado por: E/ATI - Assessoria de Tecnologia da Informação
 
 
 
 
 

 
Compartilhe


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110