Escola Municipal Rio das Pedras - 7ª CRE

 

A Escola Municipal Rio das Pedras iniciou seu primeiro bimestre com o tema norteador "Trabalho e Projeto de Vida"
 
Os alunos da turma 7201 participaram do projeto que foi realizado pela professora Vera Lúcia Martins Cerqueira de Sousa. Intitulado "Projeto de Vida", as ações da professora foram iniciadas junto aos alunos através de um diálogo motivador acerca da proposta.
 
 
 
Turma 7201 apresentando o painel coletivo.
 
 
Em seguida, a professora Vera conduziu as reflexões que se iniciaram através de três eixos descritos no quadro da sala de aula: o meu papel no mundo / quem eu quero ser / quem sou eu. Com estas ideias bem despertadas e vivificadas na turma, os alunos foram apresentados a um IKIGAI-ciclo, que é um de organograma japonês que significa "uma razão para ser".
 
O organograma em forma de círculos coloridos sobrepostos foi previamente confeccionado pela professora e continha os seguintes conceitos: o que você ama / o que o mundo precisa / pelo que você pode ser pago / em que você é bom.
 
 
 
Aluno preenchendo o círculo do organograma
 
 
Cada aluno preencheu os círculos correspondentes a cada um destes conceitos com seus anseios, formando interseções entre seus pensamentos e ideias. A turma gostou muito do resultado, e o projeto ofertou aos alunos o fomento de suas perspectivas futuras e os meios de alcançá-los.
 
 
 
 
Registro das informações para o organograma no caderno
 
 
Na turma 7202, a professora Line Stela Menzenga Haraguchi Megusar iniciou o "Projeto de Vida" através de um diálogo. Com ele, os alunos foram levados à reflexão diante de três painéis previamente construídos pela professora, que utilizou isopor, carretéis, folhas digitadas e papéis para forração.
 
 
 
Turma 7202 e o mural do Projeto de Vida.
 
 
O primeiro painel continha o nome de cada aluno, o segundo apresentava algumas sugestões de profissões, e o terceiro painel trazia uma relação de virtudes. Com um fitilho colorido, cada aluno teve a sua vez para relacionar seu nome a uma profissão e a uma virtude, constituindo assim, o seu projeto de vida.
 
 
 
Aluna Evely associando seu nome com suas características.
 
 
A construção simbólica da ação de enlaçar os 3 painéis (seu nome - sua profissão - sua virtude) objetivou o estímulo de um cenário emocional de fortalecimento de identidade, enaltecimento dos vínculos e habilidades socioemocionais e, ainda, reafirmação dos projetos de vida de cada um.
 
 
 
Painel Projeto de Vida.
 
 
O coletivo da turma participou da escolha dos colegas que, ao serem aplaudidos individualmente, sentiram-se pertencentes, importantes e orgulhosos. O projeto contou ainda com uma confraternização, que marcou e celebrou as ricas aquisições conquistadas por todos.
 
 
 
Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!
 
 
 
Contato para publicações:
robertavitagliano@rioeduca.net
 
Quer saber mais sobre?
Autor: Roberta Vitagliano (Representante Rioeduca - 7ª CRE)
Escola Municipal Rio das Pedras
Email: empedras@rioeduca.net
Telefone: 3414-8178
 
 

 
Compartilhe


Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110