Escola Municipal Olimpíadas 2016 - 4ª CRE

 
No início de ano letivo de 2020, a E.M. Olimpíadas Rio 2016, escola situada na comunidade Nova Holanda no Complexo da Maré, realizou o acolhimento dos novos alunos com o apoio dos Protagonistas da escola.
 
As atividades realizadas pelo grupo de meninos e meninas Protagonistas são desempenhadas, ao longo do ano, através da disciplina de Projeto de Vida, ministrada, em sua maior parte, desde 2017, pela professora Fátima Ribeiro. O trabalho dessa professora tem sido um grande diferencial na formação de valores dos alunos. 
 
 

 
Professora Fátima Ribeiro
 
Na primeira aula de Projeto de Vida de 2020, a professora realizou uma dinâmica na acolhida ao entrar em sala.
 
Cada aluno deveria escolher o cumprimento que desejasse fazer junto à professora. Dentre eles tínhamos a batida de mão, a dancinha ou o abraço. A atividade aconteceu nas turmas de 9º Ano e foram registradas através de fotos e vídeos.
 
 
 
Disciplina Projeto de Vida 
 
 
Como de costume, a diretora Ana Flávia Teixeira Véras publicou essa atividade em sua página pessoal de uma Rede Social, porém, não esperava que viralizasse da forma que ocorreu.
 
O vídeo ultrapassou as fronteiras da Maré e chegou a diversos países. Muitos professores de outras Redes de Ensino do Brasil inteiro entraram em contado com a diretora Ana Flávia e com a professora Fátima para saber mais sobre a disciplina e as práticas desenvolvidas.
 
Muitas pessoas se emocionaram ao ver que o cumprimento mais escolhido foi o abraço, demonstrando toda a afetividade desses adolescentes com a professora.
 
 
 
 
Vídeo de viralizou nas redes sociais 
 
 
No entanto, essa não é a única atividade que merece destaque. A professora Fátima, assim como os demais professores que, através de suas orientações, lecionam o Projeto de Vida  desenvolvem práticas que devem e merecem ser replicadas.
 
A direção e a coordenação pedagógica entendem que o Projeto de Vida é fundamental para o processo de desenvolvimento, convivência e aprendizagem do adolescente. As dinâmicas e as reflexões geradas em cada aula são fundamentais na formação cidadã de cada menino e menina do Ginásio Olimpíadas Rio 2016.
 
 
 
 
Professora Fátima acolhendo os alunos
 
 
"Somente uma outra maneira de agir e de pensar pode levar-nos a viver uma outra educação que não seja mais monopólio da instituição escolar e de seus professores, mas sim, uma atividade permanente, assumida por membros de cada comunidade e associada de todo as dimensões da vida cotidiana de seus membros". (Paulo Freire)
 
 
Quer conhecer um pouco mais sobre a professora Fátima?
 
 
Entrevista concedia ao portal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
 
 
Quer saber mais sobre?
Autor: 
Luan Felipe Xavier Gomes (Representante do Rioeduca - 4ª CRE)
Escola Municipal Olimpíadas Rio 2016
Endereço: Rua Teixeira Ribeiro 1000 Bloco 1 - Complexo da Maré
Telefone: 3484-4863
 
 
 
 

 
Compartilhe


Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110