EDI Professora Katia Miranda dos Santos - 10ª CRE

 

 

Professoras da Pré-escola do EDI Professora Kátia Miranda dos Santos realizaram diversas atividades trabalhando identidade e família através da obra de Ziraldo, "Um amor de família".
 
E/CRE (10.19.822) Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Kátia Miranda dos Santos está localizado na Estrada de Sepetiba nº 3.325, bloco 1. A Unidade atende em média 525 alunos, alocados em 21 turmas da Educação Infantil. Tem como diretora, a professora Ana Carolina Pereira, como diretora adjunta, a professora Paula Barbosa de Oliveira dos Santos, e como professoras articuladoras, Daniele Marques da Silva e Letícia Oliveira.
 
A Unidade Escolar está desenvolvendo o projeto "Quem conta um conto é mais feliz - A importância da literatura infantil na formação de leitores de mundo". Por meio das literaturas, as crianças vão aprender brincando. A leitura tem o poder de transformar vidas, influenciar atitudes e revolucionar a forma de expressão de um povo. Por isso, o hábito da leitura deve ser estimulado desde a infância para que o indivíduo aprenda que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso.
 
A formação de crianças leitoras começa muito cedo, sendo a família a primeira instituição a promover e a colaborar nessa formação e logo depois procurando sempre mostrar esse incentivo em parceria com a escola e, por isso, a direção, juntamente com toda a equipe, decidiu explorar a leitura dos alunos.
 
 
 
 
Professora Deborah Santos e seus alunos
 
 
 
A meta é colocar a criança em contato direto com o mundo mágico da leitura, proporcionando-lhes o prazer da descoberta através dos diversos tipos de textos trabalhados em cada etapa, de acordo com a faixa etária de cada um deles.
 
Dentro deste projeto as professoras da Pré-escola, Deborah Santos, Cátia Regina, Shirley Nidech, Rafaela Brandão e Grace Kelly decidiram utilizar as obras de Ziraldo e através do livro "Um amor de família", desenvolveram aulas, nas quais puderam trabalhar sobre identidade e família com seus alunos.
 
 
 
 
Professoras Deborah Santos, Cátia Regina, Shirley Nidech, Rafaela Brandão e Grace Kelly
 
 
 
— Quando sentamos para conversar sobre como poderíamos trabalhar com as nossas turmas neste início de ano, veio a ideia de começar utilizando as obras de Ziraldo, que dão a possibilidade de nossos alunos compreenderem quem são, de onde vieram, que somos diferentes e a importância deles no meio em que vivem, construindo assim uma relação com o próximo e ao mesmo tempo ganhando gosto pela literatura. — comentou a professora Deborah Santos.
 
As professoras trabalharam durante uma semana com esta obra proporcionando aos alunos a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome. Eles puderam diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe, conhecendo também os seus antepassados.
 
— Esse projeto se mostra importante para nossos alunos, pois as crianças aos poucos descobrem o mundo que as cercam e fazem algumas escolhas no que se refere ao jeito de ser e de se relacionar com o outro. — afirma a professora articuladora Letícia.
 
 
 
 
Teatro de fantoche do livro "Um amor de família"
 
 
 
 
Teatro de fantoche do livro "Um amor de família"
 
 
 
A semana dessas turmas foi de diversas atividades envolvendo a história do livro "Um amor de família", com teatro de fantoche, teatro de palitos, vídeo sobre o livro e uma releitura da obra feita por uma das professoras.
 
— Ficamos muito emocionada ao ver nossas crianças interagindo com tanta alegria com o projeto. — afirma a diretora Paula.
 
 
 
Parabéns pelo trabalho!
 
 
 
Caso queira mais informações, entre em contato com a Unidade Escolar.
 
E/CRE (10.19.822) EDI Professora Kátia Miranda dos Santos
Diretora: Ana Carolina Pereira
Adjunta: Paula Santos
E-mail: edipsantos@rioeduca.net
Telefone: 98736-3191
 
 
 

 
Compartilhe


Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110