Projeto Travessia - 6ª CRE

 

Creches, EDIs e Unidades Escolares da 6ª CRE vêm realizando diversas ações, durante o segundo semestre de 2019, a fim de tornar a transição dos alunos da Educação Infantil para o Ensino Fundamental um processo natural e tranquilo.
 
Conheçam o Projeto Travessia!
 
A saída da Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental é uma passagem importante e que marca a vida das crianças. Elas precisam lidar com novos colegas, novos professores e se adaptar a uma nova escola. Toda essa novidade pode causar medo e ansiedade nos pequenos e em suas famílias. Diante disso, como possibilitar que o começo dessa grande etapa na vida escolar dos alunos ocorra de maneira serena e estável?
 
O Projeto Travessia, da Gerência de Educação Infantil, foi pensado de forma a minimizar essas dificuldades, através de ações concretas junto aos professores, alunos e familiares. As Unidades Escolares da 6ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro abraçaram este projeto e estão, desde o mês de setembro, realizando várias atividades que permitem e facilitam uma reflexão sobre esta transição e sobre a continuidade do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
 
 
 
 
EDI Professora Miltolina da Silva e E.M. Lia Braga de Faria
 
 
 
 
 
EDI Professora Miltolina da Silva
 
 
 
 
 
EDI Maria Eugênia Canelhas
 
 
 
Os alunos das turmas EI-51 e EI-52, do EDI Miltolina da Silva, confeccionaram cartas para entregar aos alunos do 1 º ano da E.M. Lia Braga de Faria.
 
Para estabelecer uma aproximação com as escolas que irão receber seus alunos no ano de 2020, o EDI Maria Eugênia Canelhas confeccionou cartões coletivos que parabenizavam as unidades de Ensino Fundamental por serem espaços em que a alfabetização é levada à sério.
 
No dia 14 de novembro, os responsáveis dos alunos do EDI Antônio Francisco Lisboa realizaram uma visita à Escola Municipal Gilberto Amado. Foi um dia muito importante, pois os familiares puderam conhecer um pouco do trabalho da escola que irá acolher seus filhos no ano de 2020. 
 
"Hoje é dia de travessia e gratidão! Obrigada Rosinéa, Josane Peçanha e Marilsa da Escola Municipal Gilberto Amado pela acolhida de sempre. Os pais dos alunos do nosso pré que irão para o 1 º ano do Fundamental adoraram a visita. Foi um sucesso! Mais um ano de parceria!" diz Josiele Salgado, professora do EDI Antônio Francisco Lisboa
 
 
 
E.M. Antônio Francisco Lisboa e E.M. Gilberto Amado
 
 
 
E.M Thomas Jefferson
 
 
 
 
EDI Ana Maria Cristina Marques Ribeiro
 
 
 
As professoras Ludmila, Jaqueline e Paula Marcelle realizaram uma roda de conversa com os alunos das turmas EI-51 e EI-52, do EDI Ana Maria Cristina Marques Ribeiro, instigando, através de algumas perguntas,  os alunos a pensarem sobre "o que os espera no 1º ano?"
 
  • Como será o 1º ano?
  • Como será a nova escola?
  • O que podemos esperar?
  • O que você gostaria de perguntar à escola que irá estudar?
  • A garotada ficou muito animada! Eles construíram um cartaz coletivo com o tema "Eu quero saber..." e enviaram suas dúvidas à Unidade Escolar que irá recebê-los no próximo ano.
 
 
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é mais do que uma questão pedagógica. Ela é, acima de tudo, um processo que precisa acontecer de maneira apropriada para garantir à criança uma infância repleta de possibilidades. É preciso que toda a comunidade escolar participe deste processo e valorize as atividades que ajudam nas necessidades das crianças e de seu processo de desenvolvimento. 
 
 
 
Parabéns à equipe da Gerência de Educação Infantil e à todas as Unidades Escolares da 6 ª CRE pela implementação do projeto Travessia! 
 
 
 
Quer saber mais sobre?
 
Gerência de Educação da 6ª CRE
Endereço: Rua dos Abacates, s/n° - Deodoro
Telefone: 2457-0017/2457-0023
E-mail: gedcre06@rioeduca.net
 


Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110