Creche Municipal Vovó Lucíola e Creche Municipal Homero José dos Santos - 1ª CRE

 

Alunos das Unidades Escolares de Educação Infantil participaram da Vivência com as raízes do Samba.
 
No último dia 31 de outubro, foi realizada uma visita mediada ao Museu do Samba com os alunos do Maternal II da Creche Municipal Vovó Lucíola e da Creche Municipal Homero José dos Santos.
 
A visita foi uma ação pedagógica desenvolvida pelo Núcleo Educativo do Museu do Samba, embasada no princípio da aprendizagem por descoberta. As crianças participantes, em companhia de um representante de suas famílias,  utilizaram uma chave mágica amarrada a um fio de ouro (conceito de comunidade) e abriram a exposição Ocupação 100 Anos do Samba.
 
 
 
Conhecendo os espaços
 
 
 
Após entrarem na sala, os estudantes realizaram um exercício de ativação da imaginação e, depois, assistiram uma peça de teatro chamada "Uma história de amor e música". A peça recriava a história de amor de Cartola e Dona Zica. 
 
Ao final, de maneira cooperativa e colaborativa, os participantes montaram uma bateria de escola de samba, que visava aproximar os alunos dos instrumentos e  sons.
 
Essa atividade de vivência foi a culminância da ação pedagógica realizada pelas Unidades, que teve início em fevereiro. 
 
Durante o Baile da Alegria, observamos a paixão das crianças pelo samba da Mangueira. Elas dançaram, cantaram, brincaram muito e a partir desse olhar atento, demos o pontapé inicial no nosso Projeto Anual, que tem a música como pano de fundo. Começamos, então, a enaltecer a história do Samba, que veio para o Brasil junto com os negros africanos escravizados no período colonial, dando ênfase à musicalidade como valor civilizatório da cultura afro-brasileira - relata a professora Luciana Ávila, diretora da Creche Vovó Lucíola.
 
 
 
Alunos ouvem atentamente as histórias
 
A partir de uma roda de conversa sobre artistas do Samba da Estação Primeira de Mangueira, as crianças conheceram Nelson Cavaquinho e Cartola. Elas viram diversas fotos, ouviram músicas desses sambistas e assistiram um documentário. Após essas atividades, as crianças passaram a pedir para escutar, além do samba da Mangueira, os sambas de Cartola.
 
Durante o projeto, também usou-se a internet como ferramenta, para pesquisar curiosidades das crianças a respeito da vida de Cartola  e de outros sambistas.
 
 
 
 
 
Ao Som da Emoção
 
 
A equipe nos relata que viveram uma experiência incrível no Museu do Samba. As crianças e seus responsáveis puderam ampliar seus conhecimentos sobre a história do Samba, resgatar as memórias da Mangueira e valorizar a cultura da comunidade onde moram.
 
Eles participaram de um teatro de fantoches, que contava a história de amor de Cartola e Dona Zica, exploraram as galerias de artes e ainda "tocaram muita bateria", como disse um participante.
 
 
 
 
Vivenciando ritmos
 
 
As crianças da C.M. Homero José também se encantaram pelo mundo do Samba, através da oficina de ritmos promovida pelo CRAS Adalberto Ismael de Souza, na Semana de Educação Infantil.
 
 
 
Experimentando o som
 
 
O evento do dia 31 de outubro, contou com a presença do professor Marcelo Fernandes do Nascimento, coordenador da Primeira Infância da Secretaria Municipal de Educação, além dos profissionais da Primeira Coordenadoria Regional de Educação.
 
Professora Tatiana Siqueira, acompanhante da Educação Infantil na  1ª CRE, nos fala: "Foi uma experiência riquíssima, onde pais e alunos puderam entrar pela primeira vez no espaço do museu, puderam ter contato com histórias de pessoas, como Dona Zica e Cartola, que foram personalidades do Morro da Mangueira e fundadores da Escola de Samba. Participaram, ainda, de atividades lúdicas com o educador do espaço, aproximando  a relação entre Cultura e Educação, através desse intercâmbio pedagógico".
 
 
 
 
Famílias participando da Vivência no Museu do Samba
 
 
Parabéns a todos os profissionais envolvidos nesse grande evento. Uma ação de suma importância para despertar em nossas crianças o sentimento de pertencimento!
 
 
 
Para saber mais:
 
Creche Municipal Vovó Lucíola – telefone: 2254-1304
Creche Municipal Homero José dos Santos: telefone: 3895-8653
 
 


Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110