Semana de Educação Infantil - 1ª CRE

 

Unidades de Educação Infantil da 1ª Coordenadoria Regional de Educação envolvem toda a Comunidade Escolar na realização da Semana de Educação Infantil.
 
Conforme previsto no Calendário Escolar da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro – SMERJ, as Unidades Escolares que atendem da Creche à Pré-escola se envolveram na realização da Semana de Educação Infantil, entre os dias 26 e 30 de agosto.
 
A Semana de Educação Infantil foi criada no ano de 2012, através da Lei 12.602, com o objetivo de dar visibilidade às práticas e vivências que são ofertadas aos nossos alunos, criando parcerias e ampliando a integração entre a escola, os responsáveis e a comunidade escolar.
 
 

 
Roda de Atividade na turma EI -11, da C.M. Homero José dos Santos
 
 
A C.M. Homero José dos Santos, que atende à comunidade da Mangueira, resolveu levar o mês do Autocuidado para a Semana da Educação Infantil. A Unidade realizou um debate sobre o tema com os responsáveis.
 
A turma do EI -11, da professora Jéssica Santos, por exemplo, fez uma roda de conversas sobre o AUTOCUIDADO e o papel dos responsáveis dos bebês frente a esse cuidado. Nesse momento, cada bebê escolheu um objeto disposto no centro da roda e seu responsável tinha que falar a respeito daquele objeto. Depois dessa roda, bebês e famílias pintaram desenhos e compuseram um cartaz para exposição e conscientização da comunidade escolar.
 
Além das atividades com as famílias e o degustação dos responsáveis ao cardápio da merenda escolar, as crianças da creche viveram uma semana diferente: assistiram a um show de mágica; receberam o CRAS Adalberto Ismael; fizeram oficina de ritmos e de dobradura; tiveram cineminha, fizeram pintura da parede com tinta guache e brincaram com foguetinhos coloridos. 
 
No EDI Heloisa Marinho, cujo projeto anual versa sobre a curiosidade e as descobertas, o EI 42, da professora Márcia Cunha, desenvolveu um trabalho sobre Oswaldo Cruz. A partir de um cordel de ervas medicinais, os alunos conheceram diferentes tipos de chás medicinais. Além disso, receberam a visita do Posto de Saúde Ernani Agrícola que destacou a importância da vacinação, iniciada através das pesquisas do homenageado.

Professora Moana, da E.M. Mém de Sá, contando histórias no EDI Heloisa Marinho
 
 
A Unidade também contou com as parcerias das escolas E.M. Mem de Sá e E.M. Júlia Lopes de Almeida. Através do Projeto Travessia, a professora Moana, diretora da Escola da Mem de Sá, foi ao EDI contar história aos pequenos e com os alunos da Pré-escola II produziu cartas endereçadas aos alunos do 1º ano da Escola Municipal Júlia Lopes de Almeida perguntando curiosidades sobre a Unidade, uma vez que passarão a ser alunos dela no próximo ano.
 
 
A equipe de direção do EDI Parque da Alegria, professora Tássia e professor Bento trazem seus depoimentos sobre a Semana de Educação Infantil: "Conviver, participar, explorar, expressar, conhecer-se  são direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento da criança sendo garantidos no EDI Parque da Alegria! Como é gratificante ver as famílias participarem ativamente do processo educacional de seus filhos! Como é emocionante observar o brilho em cada olhar, o aperto de cada abraço afetuoso e a alegria em compartilhar cada momento recheado de tanto amor!"
 
 
 
Degustação no EDI Parque da Alegria
 
 
Parabéns a todas as Unidades de Educação Infantil por porporcionarem aos nossos alunos e a comunidade escolar esse momento tão especial de interação e integração entre Escola e Família! Nossos alunos merecem o melhor!!!   
 
 
Para Saber Mais:
Gerência de Educação 
Telefone: 2233-4839
E-mail: gedcre01@rioeduca.net
 
 

 
Compartilhe


Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110