Metodologias Ativas: desafios para a melhoria do processo de Ensino e Aprendizagem
 

Nos dias 19, 26, 27 e 29 de agosto de 2019 Gerentes de Educação das E/CRE/GED e professores do EFI / EFII das Unidades Escolares com Atendimento em Turno Único / EMAC e EMOC participaram de Palestras realizadas na Fundação Técnico Educacional Souza Marques, sobre o tema "Metodologias Ativas: desafios para a melhoria do processo de Ensino e Aprendizagem".
 
 

 
 
As palestras tiveram por objetivo promover a reflexão sobre os desafios de ensinar e aprender, frente às novas tecnologias da comunicação e informação, proporcionando aos docentes discutir sobre a importância de incentivar os alunos a aprenderem de forma autônoma, participativa e apresentando ideias para que os mesmos se mantenham motivados, interessados e engajados.
 
 
 
Professora Fátima Verol (Assessora da E/SUBE) homenageando a Presidente da Fundação Técnico educacional Souza Marques – Professora Leopoldina
 
 
Para a realização das palestras alunos da Pedagogia, Biologia e Física participaram como monitores dos grupos de professores, com o objetivo de auxiliarem os participantes no suporte às ferramentas apresentadas ao longo dos dias.

 
 
Alunos da Pedagogia, e Física Monitores nas Palestras

 
O público-alvo envolvido teve a oportunidade de conhecer algumas possibilidades de estratégias que trabalham o protagonismo do aluno no Processo de Ensino e Aprendizagem, assim como trazer o uso da tecnologia como uma ferramenta pedagógica motivadora, por meio da utilização de ferramentas onlines.
 
Todos participantes vivenciaram um workshop de uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, denominada Kahoot. Essa plataforma foi utilizada em todos os grupos de professores que aprenderam a construir um teste de múltipla escolha em diversas áreas do conhecimento, como também a manusear o Aplicativo dessa plataforma no celular.
 
 
 
Workshop com Professores utilizando a Plataforma Kahoot

 
 


Utilização da Plataforma Kahoot com os professores

 
O público envolvido demonstrou engajamento e empolgação durante a utilização da plataforma. Ao final de cada palestra a Fundação Técnico Educacional Souza Marques realizou sorteios de Bolsas de Estudos de 100% para Graduação e Pós-Graduação aos professores.


 

 
Grupo de Gerentes de Educação – E/CRE/GED
 
    
 

 
Grupo de Professores Participantes 26/08
 
 
 

 
Grupo de Professores Participantes 27/08
 
 
 
 
Grupo de Professores Participantes 29.08
 
 

 
Professora  Renata Ribeiro– E.M. Nicarágua– Sorteada em 26/08  para Bolsa 100% de 
Pós-Graduação


 

 
Professora  Elisete Carvalho– E.M. Joaquim Fontes – Sorteada em 27/08  para Bolsa 100% Graduação
 
 

 
Professora Angélica de Aguiar – E.M. Medalhista Olímpico Diego Matias Hypolito– Sorteada em 27/08  para Bolsa 100% Pós-Graduação
 
 

 
Professor Gabriel Cacau – E.M. Ceará– Sorteado em 29/08 para Bolsa 100% Pós-Graduação
Professora Marizete Honorato – E.M. Lycio de Souza Carvalho Sorteada em 29/08 para Bolsa de 100% na Graduação
 
 
Em todos os dias foram sugeridos aos professores Bibliografias sobre o tema  Metodologias Ativas com o objetivo de fomentar o protagonismo docente nas Unidades Escoares dos participantes.
 
 
A professora Elizabeth Cabanez,  da E.M. Vicente Licínio (EMAC), participante da palestra no dia 27/08, entrou em contato com a Palestrante Professora Bárbara Terra Nova e sinalizou que  aplicou na sua turma do 8.º anos a Plataforma do Kahoot como ilustra as imagens abaixo. Segundo a professora a turma foi dividida em grupos de acordo com os alunos que tinham celular com acesso à internet.. A atividade foi um sucesso.

 

Texto Elaborado por: Krisna Santos - E/SUBE-Turno Único

 



 
 

 
Compartilhe


Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110