ESCOLAS SUSTENTÁVEIS

 

1ª Mostra das Hortas Escolares

 

Na manhã do dia 22 de novembro, a E/SUBECPEC realizou com as 11 Coordenadorias Regionais de Educação a I Mostra das Hortas Escolares do Município do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no Campo de Santana, no Centro da Cidade, com a participação de professores, alunos, diretores, coordenadores, parceiros, voluntários e de um grande público  de estudantes de todo o estado que visitavam o parque neste dia.
 
 
 
Para além de apresentar o que foi colhido em cada escola, o objetivo da Mostra foi realizar um grande encontro para a troca de experiências entre alunos e professores de todas as regiões da cidade.
 
Nas tendas de cada CRE, as diversas formas de cultivo e de preparo eram apresentadas e oferecidas pelos próprios alunos e professores de cada unidade ao público presente.

Vimos sistemas de cultivos diferentes como a Hidroponia, Aquaponia, cultivo orgânico, além do preparo de delícias para o consumo na hora como saladas, sucos, chás gelados, "tapiHorta" e até uma moqueca de Banana da terra, além de tantas outras atividades pedagógicas saudáveis e sustentáveis. 
 
Um sucesso de aceitação entre os participantes. Foram servidos mais de 4kg de tapioca!
 
 
TapiHorta – Degustação de tapioca com recheio de alface, ervas e vegetais
 
 
O CIEP Presidente Agostinho Neto trouxe suas experiências com o projeto hortas e mostrou que tudo que é plantado pode ser consumido de forma gostosa e atraente. Outro grande sucesso da feira! 
 
 

 
Moqueca de Banana da terra na taioba
 
 
 
O Espaço de Desenvolvimento Infantil Ana de Barros Câmara levou sorvete de banana com beterraba.  Ensinou o preparo e mostrou como é possível usar a beterraba cultivada na horta da escola de forma lúdica e divertida. 
 
 

Sorvete de banana com beterraba
 
 
A Escola Municipal Gilberto Amado mostrou como o pão pode ficar diferente com pastinha de folha de berinjela e ervas caseiras. 
 
 
 
Ervas e berinjelas produzidas por alunos na horta da escola
 
 
Os alunos da Escola Municipal Professor Albert Einstein deram uma verdadeira aula sobre sustentabilidade. A criação de peixes associada ao cultivo de hortaliças, chamada de aquaponia, foi apresentada com satisfação e excelência por alunos participantes. Uma grande forma de produzir vegetais, a aquaponia produz alimentos saudáveis, com pouco consumo de água e pouco tempo de trabalho. 
 

Aquaponia
 
 
As hortas hidropônicas marcaram presença na 1ª Mostra Municipal de hortas escolares.As Escolas que participam do projeto contaram que a Hidroponia é o tipo de cultivo onde raízes das plantas ficam submersas em água com alguns nutrientes que farão com que elas se desenvolvam sem precisar de terra. A vantagem é que o cultivo é simples e não há a presença de pragas.
 
 
 
 

Um espaço dedicado a explicação e demonstração de higienização dos elementos produzidos nas hortas escolares. Contou com a curiosidade do público presente, que fizeram perguntas e tiraram dúvidas de como limpar e conservar nossos legumes e verduras. 

 

 
 
 
 A compostagem, realizada em muitas escolas do projeto Hortas Escolares, foi apresentada pela E.M. Mozart Lago para que os visitantes pudessem conhecer a importância de transformação de restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, etc.) em adubo.
 
 
 
 
A compostagem é como uma "reciclagem dos resíduos orgânicos" capaz de recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura ou jardinagem. Além disso, é uma maneira de reduzir o volume de lixo produzido pela sociedade, destinando corretamente um resíduo que se acumularia nos lixões e aterros gerando mau-cheiro e a liberação de gás metano.
 
 
 
 
O projeto Hortas Escolares busca incentivar e apoiar as escolas na construção de novos espaços de educação para a sustentabilidade, no qual as diferentes disciplinas possam dialogar, oportunizando a formação de professores e alunos protagonistas.
 
Através do apoio técnico e pedagógico da CPEC e dos parceiros envolvidos, o projeto prevê a orientação técnica para a implantação e manutenção das hortas orgânicas, hidropônicas, alternativas e de jardins. Orientação para as escolas rumo à sustentabilidade, através de unidades de Captação de Água dos aparelhos de ar condicionado, implantação de Compostagem, a partir dos resíduos não cozidos da merenda escolar, implantação de unidades de Viveiro de Aves e Projeto de Implantação de Laboratórios de Práticas de Alimentação Saudável integrados às hortas escolares.
 
Temos a certeza que foi a 1ª Mostra de muitas, pois foi um grande sucesso! 
 
Enviado: Coordenação de Projetos de Extensão Curricular E/SUBE/CPEC
 
 

 
Compartilhe
Média (0 Votos)

Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110