Escola na Rede

 

Nossa Cidade, Nosso Rio! - 8ª CRE

 

No ano em que a Cidade do Rio de Janeiro completa 455 anos, as escolas proporcionam momentos de celebração e reflexão sobre essa cidade tão querida e conhecida como Cidade Maravilhosa. Confira!
 
 
 
 
Classe Especial do CIEP Mestre André
 
 
No dia 01 de março a cidade do Rio de Janeiro completou 455 anos!
 
A data foi lembrada pelas escolas municipais da 8ª Coordenadoria Regional de Educação com muitas atividades criativas, explorando a reflexão, a leitura, a escrita e a criatividade dos alunos.
 
No CIEP Mestre André as turmas de Educação Especial fizeram atividades baseadas no livro "Descobrindo o Rio de Janeiro".
 
Após participarem da roda de leitura, as professoras regentes trouxeram a proposta de uma roda de conversa sobre a origem do nome, as características, os desafios e a beleza da nossa cidade.
 
Em um segundo momento, os alunos fizeram cartazes com recorte e colagem com o tema: O Cristo Redentor. Por fim, completaram a tarefa elaborando cartazes com palavras que simbolizassem os cariocas e a Cidade Maravilhosa!
 
 
 
Atividades da Escola Municipal Pablo Picasso
 
 
Na Escola Municipal Pablo Picasso os alunos trabalharam na ornamentação da escola. Entre uma produção e outra, os professores apresentaram as belas paisagens que compõem a cidade e que deram ao Rio de Janeiro o título de Cidade Maravilhosa.
 
Na Escola Municipal Waldir Azevedo Franco, a professora regente da Sala de Leitura, Lenilda Dias, propôs que todas as turmas preparassem um presente de aniversário para a Cidade.
 
No início da semana cada turma recebeu uma caixa. A proposta consistia em enfeitar a caixa, onde seria guardado o presente que os estudantes confeccionariam. 
 
O resultado foi apresentado na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, quando toda a escola se reuniu no pátio para a abertura das caixas. Os alunos criaram poesias, desenhos, cartão postal e o que mais a criatividade permitiu. Para encerrar, as crianças assistiram vídeos sobre a cidade e ouviram a música Cidade Maravilhosa, de André Filho.
 
 
 
Professora Lenilda Dias e os alunos da E.M. Waldir Azevedo Franco na abertura das caixas de presente para o Rio de Janeiro
 
 
A  cidade passou por momentos de muita apreensão com as chuvas no final do mês de fevereiro. 
 
Com a chegada do aniversário da cidade, os professores da Escola Municipal Dias Martins trouxeram a proposta de reflexão sobre a realidade em que os estudantes viviam.
 
Temas como solidariedade, empatia, cuidados e consciência com o descarte do lixo foram assuntos discutidos entre os alunos. A data foi marco de celebração, mas também de muita reflexão.
 
 
 
 
Mural da Escola Municipal Dias Martins
 
 
Na Escola Municipal Villa Lobos, a professora Rosangela Marinho, regente da Sala de Leitura, preparou um quiz para que os alunos testarem o quanto sabiam sobre a cidade onde vivem.
 
Ao final das perguntas, os alunos contavam seus acertos e descobriam a classificação:
 
De 0 a 3 pontos – "Você tem certeza que mora no Rio de Janeiro?"
 
De 4 a 6 pontos – "Você precisa ler mais e se empenhar em conhecer o Rio de Janeiro!"
 
De 7 a 10 pontos – "Parabéns! Você conhece muito bem a nossa cidade!"
 
 
 
 
Quiz preparado pela professora Rosangela Marinho, da Escola Municipal Villa Lobos
 
 
 
Parabéns à 8ª CRE pelo trabalho que as escolas têm realizado!
 
 
 
8ª Coordenadoria Regional de Educação
Endereço: Rua Biarritz, 31 - Padre Miguel
E-mail: cre08@rioeduca.net
Coordenadora Geral: Josecy Ramos Brilhantino
 
 
 

 
Compartilhe
Média (0 Votos)

Escola Municipal Maranhão - 3ªCRE

 

Durante o Sábado Carioca, a Escola Municipal  Maranhão abordou todos os significados da palavra empoderamento para desenvolver com seus alunos temas importantes sobre a situação da mulher no Brasil e no mundo.
 
A atividade, construída nos pilares "Corpo e Mente", priorizou abordar o tema dia internacional da mulher, trazendo o Cinema (Estrelas além do tempo), a Geografia, as Artes plásticas e a Defesa pessoal como formas de compreensão e construção.
 
 
 
 
Através das conversas sobre todas as vivências realizadas, observa-se a necessidade de discutir as questões de gênero na escola, sobretudo com as turmas de Segundo segmento.  
 
 
 
 
Com o tema "Empodere-se, seja conhecimento", o Sábado carioca da Escola Municipal Maranhão foi iniciado com uma apresentação sobre os índices de feminicídio e a diferença da renda por gênero na sociedade brasileira. Após esse momento, alunas e alunos realizaram atividades de Autoconhecimento e Defesa pessoal.  
 
 
 
 
Em seguida, foi realizada, no auditório, a sessão comentada do filme  "Estrelas além do tempo". Ao longo da exibição, existiram ponderações com temas diversos como:
 
  • O que foi a Guerra Fria?
  • A questão racial nos EUA em 1961 e na atualidade;
  • A questão da mulher no mercado de trabalho;
  • A sororidade e empoderamento pelo conhecimento.
O último momento do dia,  foi a criação do painel "Empodere-se", no qual os alunos, através de dobraduras, pensaram na questão da mulher no Brasil.   
 
 
 
 
 
"Os alunos, em sua maioria, vivem em realidades onde as mulheres são gestoras do lar, figuras de poder, mas, ao mesmo tempo, vítimas de preconceitos, violência e feminicídio. Nesse prisma, cabe a escola proporcionar situações de exercício de cidadania política para que meninos e meninas sejam educados para a vida pública, pois conforme nos lembra Marilena Chauí (1994): o processo de construção democrática implica a criação de espaços sociais de luta (movimentos sociais, sindicais e populares) e a definição de instituições permanentes para a expressão política, como partidos, legislação e órgãos dos poderes públicos". - Relata  a professora articuladora Ana Carolina Lobo Terra Rosa
 
 
 
Parabéns a todos os envolvidos nesse incrível Sábado Carioca da Escola Municipal Maranhão!  
 
 
 
Quer saber mais sobre?
E/CRE(03.13.052) - Escola Municipal Maranhão
Endereço: Av. João Ribeiro 389 
Telefone: (21) 2592-1434
E-mail: emmaranha@rioeduca.net
 
 
 
 
 
 

 
Compartilhe
Média (0 Votos)

Mostrando 3 - 4 de 215 resultados.
Itens por página 2
de 108
Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110