Escola na Rede

 

Escola Municipal Cruzada São Sebastião - 4ª CRE

 

A Escola Municipal Cruzada São Sebastião, localizada em Parada de Lucas, atende crianças da Educação Infantil ao 4º ano carioca em horário parcial.
 
A Unidade Escolar tem como equipe gestora a professora Eliana Almeida, o professor André Luís e a professora Débora Portela. Juntos procuram desempenhar um papel, frente à comunidade escolar, desenvolvendo o protagonismo infantil e docente.
 
É nesse caminho de autoria docente que Aline Harris Lopes, professora do Ensino Fundamental, desenvolve suas atividades com os alunos do projeto de reforço escolar – 4º ano carioca.
 
A Professora iniciou seu trabalho com o grupo em 2019, no projeto Carioquinha e esse ano, deu continuidade ao processo de alfabetização das crianças.  Movida pela inquietação em como alfabetizar crianças em distorção série/idade através das atividades remotas, a docente buscou ressignificar suas práticas pedagógicas.
 
Segundo a Professora Aline: "Nesse momento de trabalho remoto, as práticas também foram pautadas na valorização do que eles gostam e sabem fazer. Se na sala, conversas sobre vídeos de canais do YouTube, memes e redes sociais ganhavam espaço, obviamente essas ferramentas seriam aliadas na continuidade do trabalho remoto."
 
 
 
Jogo de Argolas 
 
 
Nesse contexto, foi criado um canal no YouTube chamado "Turma da Tia Aline" , em que a professora, semanalmente, posta vídeos articulando o conteúdo com o Material Complementar Escolar, ofertado, através do aplicativo smecarioca2020, aos alunos da Rede Municipal. Todo material foi elaborado de forma lúdica e com o objetivo de construir a aprendizagem de forma significativa.
 
 
 
 
Clique na imagem para visualizar o Canal da Turma da Tia Aline.
 
 
Aline também participou de uma reportagem feita pela Multirio, cujo o título foi "Atraindo o interesse dos alunos durante a pandemia: a experiência de duas professoras"
 
 
Reportagem na Multirio:
 
 
 
 
 
 
Vínculo afetivo 
 
 
 
Para pensar a avaliação nesse contexto de pandemia, a professora Aline nos deixa uma mensagem: 
 
"Se antes já não era possível imaginar uma avaliação puramente numérica, agora, o período de pandemia deixou claro que existem muitos outros fatores essenciais à aprendizagem. Dessa forma, buscamos ressaltar o quanto estamos aprendendo todos os dias. Estamos nos reinventando para que, ao final disso tudo, voltemos fortalecidos em nossas relações e aprendizagens. A escola faz falta. As crianças também. Mas, enquanto não podemos estar lá, juntos, seguimos em nossas casas fazendo o melhor que pudermos para continuar caminhando."
 
 
 
 
Devolutiva das atividades
 
 
Parabéns pelo belíssimo trabalho desenvolvido com as crianças de nossa Rede!
 
 
Quer conhecer mais? 
 
Diretor: ELIANA ALMEIDA DO NASCIMENTO
Endereço: Rua Democracia 31
Bairro: Parada de Lucas - Cep: 21010-720
Telefone: 2485-3999
E-mail: cccruzada@rioeduca.net 
 
 
 

 
Compartilhe
Média (0 Votos)

Escola Municipal Duque de Caxias - 2ªCRE

 

A Escola Municipal Duque de Caxias realiza um belo trabalho sobre contação de lendas e de interação com os alunos, através da confecção de personagens com material reciclável.
 
Através de vídeos publicados no Youtube e no Facebook da Unidade Escolar, a professora Daniele Zamorano conta a Lenda do Boi e ensina como fazer os personagens utilizando material reciclável. Clique aqui para assistir a contação da lenda e aqui para aprender como fazer os personagens!
 
O objetivo desse trabalho desenvolvido pela professora é abordar a lenda tradicional brasileira que deu origem a manifestação do Bumba meu Boi, ampliando a percepção do aluno sobre a sua identidade cultural e o contato com as manifestações artísticas de seu próprio país, tendo como pano de fundo o imaginário popular e a transmissão oral.
 
 

 
 
 
"Neste momento tão delicado que atravessamos, diante do necessário distanciamento social, busco realizar e propor atividades para os alunos que tenham um viés afetivo, com o intuito de fortalecer os vínculos emocionais com o espaço escolar e com os professores. Embora a contação de histórias e confecção de mamulengos sejam instrumentos que utilizo com certa tranquilidade no meu cotidiano docente, adaptar esta prática para uma linguagem audiovisual foi bastante desafiador e trabalhoso. No entanto, ainda assim extremamente divertido no momento da execução." - Relata a professora Daniele.
 
Neste trabalho também existe uma proposta de interação com os alunos. "Acredito que a interação se concretize no momento em que cada aluno assiste e percebe, de seu modo pessoal, a história." - Professora Daniele Zamorano.
 
 
 
Professora Daniele Zamorano contando a Lenda do Boi.
 
 
A professora Daniele também contou ao portal Rioeduca sobre a importância de manter um vínculo escolar, neste momento, através destas atividades.
 
 
"Acredito que no momento atual é de extrema importância tentarmos manter o vínculo escolar pautado no afeto, esperança e empatia com os alunos e seus familiares. Enfrentamos grandes limitações socioeconômicas e tecnológicas que criam um abismo entre nós e nossos alunos. Entretanto, acho que nunca serão vãs as tentativas de alimentar estas relações tão primordiais na vida escolar e que podem fazer grande diferença na vida destas crianças. A educação básica acontece primordialmente de forma presencial, a sua força e potência estão nas trocas e relações instauradas entre docentes, funcionários e discentes. Nesse momento, em que a distância física se faz necessária, só posso tentar utilizar a arte para tentar fortalecer a esperança."
 
 
 
 
No segundo vídeo, a professora Daniele ensina como fazer os
personagens usando material reciclável.
 
 
A professora Sônia Baptista, diretora da Escola Municipal Duque de Caxias, contou também sobre como vê a importância de manter o vínculo pedagógico com os alunos, neste momento de afastamento escolar. "As atividades preparadas para nossos alunos envolvem encantamento, sentimentos, dedicação, aprendizado, mas acima de tudo muito respeito a tudo que todos nós estamos vivendo. Nada substitui a figura do professor, o olho no olho, o calor de uma conversa, a presença física, a segurança. Longe estamos querendo estar perto, por necessidade estamos afastados e com carinho e compromisso estamos nos reinventando a cada atividade pensada para nossas crianças."
 
 
 
Agradecemos a professora Daniele Zamorano e a equipe de direção da Unidade Escolar por compartilhar conosco essa experiência. 
 
 
 
O contado da Escola Municipal Duque de Caxias é:
Telefone: 2278-5716 / 2258-8097
E-mail: emdcaxias@rioeduca.net
 
 
 

 
Compartilhe
Média (0 Votos)

Mostrando 1 - 2 de 284 resultados.
Itens por página 2
de 142
Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110