Escola na Rede

 

Caravana Carioca de Férias

 

 

No dia 29 de janeiro de 2020, a Cidade das Crianças recebeu o evento "Caravana Carioca de Férias". Nos últimos anos, a Prefeitura do Rio de Janeiro tem promovido um dia com a diversão garantida para as crianças e adolescentes, de 5 a 15 anos, de várias localidades de nossa Cidade. E, neste dia, a Cidade das crianças foi escolhida para oferecer, aos nossos pequenos e adolescentes, atividades educativas, recreativas, esportivas e artísticas.
 
Teve "show dog" com os cães treinados da Guarda Municipal, animação com danças e coreografias, oficinas de tranças e turbantes, oficinas de origami, pintura, jogos e uma equipe de Profissionais e educadores da Prefeitura do Rio e do SESC acompanhando as atividades que foram significativas e recheadas de muita atenção e amor para com nossas crianças. Teve muita alegria?! Teve, sim senhor!
 
Já estamos ansiosos para levar toda esta alegria para nosso ano letivo que se inicia e saudosos para que, no ano que vem, possamos ter mais Caravanas de férias espalhando felicidade pela nossa Cidade.
 
É a Prefeitura do Rio presente na vida das crianças e suas famílias! É a Décima CRE de mãos dadas com os projetos da Prefeitura do Rio! #Evamoscaminhandodemaosdadas! #Ninguemsoltaamaodeninguém .
 
Enviada por: Maria de Fátima Ferreira de Brito
Assistente II GAB 10ª CRE
 
 
 

 
Compartilhe
Média (0 Votos)

 

Creche Municipal 31 de Outubro - 10ª CRE

 

Alunos da Creche 31 de Outubro realizaram atividades artísticas e lúdicas trabalhando as letras e a identidade.

 

A E/CRE (10.19.606) Creche Municipal 31 de outubro está localizada na Avenida do Contorno, 1 – Paciência, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Unidade Escolar atende a 140 alunos do Maternal a Educação Infantil. Tem como diretora a professora Jacqueline Oliveira da Costa e como professora articuladora a professora Bruna Mello Dias de Barros.

 

Durante o 1° bimestre desse ano letivo, a Unidade Escolar realizou várias atividades com os alunos envolvendo formas artísticas, lúdicas e de prevenção. Uma das atividades foi o desafio de escrever a primeira letra do nome com massinha.

 

Alunos da Pré-Escola fazendo a letra inicial do nome com massinha

 

A atividade consistia em trabalhar ludicamente as letras, de forma que os alunos fossem se familiarizando com as mesmas, sem a intenção de alfabetizar precocemente ou decorar como traçá-las, mas sim, fazer com que entendam que elas existem e representam alguma coisa, o início do letramento. Ou seja, desenvolvendo a compreensão da escrita, do registro e a importância do seu uso social. Essa atividade foi desenvolvida pela professora Joice Adão com a turma EI-42.

 

Já a turma EI-22 explorou a criatividade através da linguagem artística com pinturas usando diversas texturas e cores em cartazes e em cavaletes, utilizando pincéis e vivenciando esta forma de arte com as mãos.

 

— A partir desta atividade foi possível desenvolver a sensibilidade artística, a percepção e o conhecimento de novas cores, assim como o resultado das suas misturas. A interação com o mundo das cores fez com que as crianças utilizassem a Arte como forma de manifestação espontânea da imaginação e proporcionou aprimoramento da coordenação motora, tornando toda a metodologia empregada pelo professor muito divertida. — afirmou a professora Joice

 

Alunos da turma EI-22 em atividade artística

 

Os alunos da Pré-Escola, turma EI-43, da professora Heloisa Favatto, participaram do projeto "Experimentos do Franjinha", onde alunos produziram um repelente caseiro e aprenderam como combater o mosquito Aedes Aegypti com recursos naturais de forma barata e eficaz. O objetivo desta atividade foi promover a mudança de comportamento da comunidade educativa, levando ela a tomar atitudes concretas no combate ao mosquito de forma econômica e sustentável.

 

Alunos produzindo repelente caseiro com a professora Heloisa

 

A turma M-21, da professora Evelyn Bastos, realizou uma atividade, que envolvia, no primeiro momento, uma caçada ao nome escondido no parquinho da creche. As crianças do maternal II puderam aprender um pouco sobre si e sobre o outro de forma lúdica, sendo desafiadas nesta atividade a investigar e levantar hipóteses de quem seria o nome encontrado.

 

No segundo momento, a professora direcionou a produção do nome próprio construindo coletivamente com as crianças. Dando início, desta forma, ao letramento e a percepção do uso social da escrita.

 

Alunos do Maternal trabalhando a identidade

 

Outro trabalho realizado foi de reflexão com os responsáveis sobre o dia mundial da conscientização do autismo, dia 2 de abril. A ação foi promovida com o intuito de amenizar os preconceitos e sanar dúvidas sobre o tema, mostrando que o autismo não é uma doença, mas, apenas uma diferença, destacando suas potencialidades e dificuldades.

 

— Pudemos partilhar experiências, relatos de um responsável autista e informações através de vídeos, assim como um momento agradável de socialização através de dinâmicas. O objetivo era experienciar o que é vivido na pele por uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista. — afirmou a agente de educação especial Raquel

 

Palestra com os responsáveis no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

 

 

Quer saber mais sobre o nosso trabalho?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.606) C. M. 31 de Outubro
Diretora: Jacqueline Oliveira da Costa
E-mail: cm31deoutubro@rioeduca.net
Telefone: 3407-0506

 

 
Compartilhe
Média (0 Votos)

Mostrando 1 - 2 de 200 resultados.
Itens por página 2
de 100
Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110