CURSOS

E-MAIL DE ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA SME/RJ

Abaixo confira todos os procedimentos para obter acesso ao e-mail de alunos, professores e funcionários da SME/RJ:

 

I) E-MAIL DE ALUNOS (@alunocarioca.rio):

Para conhecer o endereço de e-mail do aluno:

Acesse http://email.rioeduca.rio.gov.br/aluno/ ou clique na imagem abaixo:
 
 

Caso você esqueça a senha, lembre- se: 

A senha do aluno segue o seguinte formato: riodd/mm/aaaa

dd = dia       | mm =  mês   |    aaaa = ano

Exemplo: 

Senha: rio05/07/2012 (Não esqueça de incluir "rio" antes da data de nascimento).

II ) E-MAIL DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS (@rioeduca.net):

Para iniciar, clique em uma das opções abaixo de acordo com a sua necessidade. Para qualquer outro problema relacionado ao seu e-mail Rioeduca, acesse o link abaixo para preencher o formulário.

 


 

1. Tenho e-mail @rioeduca.net mas não sei a minha senha

 

Se você não sabe, não lembra ou perdeu a senha do seu e-mail @rioeduca.net, execute o procedimento abaixo para recuperá-la.

Observação 1: Lembramos que para fazer a recuperação de sua senha, o procedimento leva em conta que você já fez o cadastro de um e-mail e telefone de recuperação. Se você nunca efetuou esse cadastro, clique aqui para saber como proceder para recuperar sua senha.

Observação 2: Se quiser saber como fazer o cadastro para recuperação automática de senha para realizá-lo quando tiver acesso ao seu email @rioeduca.net, clique aqui.

Observação 3: caso não lembre o seu e-mail @rioeduca.net, clique aqui e siga os passos para saber seu e-mail corretamente antes de tentar recuperar a sua senha.


Se já tem certeza, então vamos aos procedimentos:

1. Vá para a página de acesso ao e-mail @rioeduca.net no endereço http://mail.office365.com/.

A página abaixo abrirá para que você insira seu e-mail @rioeduca.net.

Após digitar seu e-mail @rioeduca.net, observe logo abaixo a pergunta "Não consegue acessar sua conta?". Clique nela para seguir para o próximo passo.


2. Na janela que abrirá, na caixa ID de usuário digite novamente seu e-mail @rioeduca.net. Na caixa logo abaixo, digite os caracteres que aparecerão na imagem e, em seguida, clique em "Avançar" (conforme imagem abaixo).


3. Na próxima janela, você terá que escolher uma das opções para receber um código que será enviado para que você possa redefinir a sua senha.

Você poderá receber esse código de três maneiras: pelo e-mail alternativo, por sms ou por ligação telefônica. Escolha a sua opção e clique no botão que aparecerá logo ao lado.

 


4. Depois que receber o código pelo meio que escolheu na etapa anterior, digite-o na caixa que aparecerá e clique em "Avançar".

 


5. Nessa etapa, você irá fornecer uma nova senha para acessar o seu e-mail @rioeduca.net. Digite-a duas vezes e clique em "Concluir".

 


6. Pronto! Você já pode acessar o seu e-mail @rioeduca.net e todos os seus recursos! Clique na mensagem "clique aqui" (como aparece na imagem) que você será redirecionado novamente para a página de login para acessar o seu e-mail com a senha que acaba de cadastrar.

 


 

2. Não sei ou não lembro meu e-mail @rioeduca.net

 

Se você não sabe ou não lembra o seu e-mail @rioeduca.net, comece acessando a página de consulta (conforme imagem abaixo).

 

 

Nessa página você irá fornecer sua matrícula e CPF e, clicando em "Ok", o sistema irá verificar se seu e-mail @rioeduca.net está cadastrado.

Atenção: após clicar em "Ok" aguarde alguns segundos até que seu nome apareça na caixa logo abaixo de "Resultado da busca" (como mostra na imagem acima).

Se o seu e-mail @rioeduca.net já está cadastrado, ele aparecerá na caixa logo abaixo do seu nome. Caso não esteja, a caixa ficará em branco.

 

Para acessar a página, clique no botão abaixo.

 

3. Como fazer meu cadastro para recuperação de senha

 

Para recuperar a senha do seu e-mail @rioeduca.net, você deverá cadastrar um e- mail e telefone de recuperação.

Para tanto, siga os procedimentos abaixo:

1. Vá para a página de acesso ao e-mail @rioeduca.net no endereço http://mail.office365.com/.

Faça o seu login digitando seu e-mail @rioeduca.net e sua senha.

Após o login, a mensagem abaixo aparecerá.

Nessa tela, clique em "Avançar".

 


2. Aparecerá a mensagem "Não perca o acesso à sua conta!". Logo abaixo observe que há dois alertas: o primeiro solicitando para configurar um telefone de autenticação e o segundo solicitando para configurar um e-mail de autenticação.

Vamos iniciar pelo telefone. Clique em "Configurar agora" como mostra na imagem abaixo.

 


3. Na tela seguinte, selecione o país (Brasil +55) e, na caixa logo abaixo, digite seu telefone com DDD (somente números).

Você irá observar que existem dois botões: "Enviar SMS para mim" e "Telefonar para mim". Escolha uma das opções e fique atento ao seu telefone pois, logo em seguida, você receberá uma mensagem com o código de validação (ou uma ligação informando esse código caso tenha clicado na opção "Telefonar para mim").

Digite o código na caixa que irá aparecer para validar seu telefone e confirme.

Depois é só clicar em "voltar". Observe a imagem abaixo.


4. Agora vamos configurar o e-mail de recuperação.

Clique em "Configurar agora" como mostra na imagem abaixo.


5. Na tela seguinte, digite um e-mail que costuma utilizar (não use o e-mail @rioeduca.net nem o e-mail de sua unidade escolar. Utilize um e-mail particular! Lembre-se: essa conta é sua!).

Depois de digitar seu e-mail, clique em "envie-me um e-mail". Imediatamente um e-mail contendo o código de validação será enviado para você. Acesse esse e- mail e copie o código fornecido e cole na caixa de confirmação.

Após confirmar, clique em "voltar". Observe a imagem abaixo.

 


6. Concluíndo essas etapas, aparecerá a tela abaixo mostrando o seu telefone e o seu e-mail de recuperação confirmados.

Clique em "concluir".

 


7. Pronto! Agora a função "Esqueci minha senha" está habilitada e o usuário poderá escolher como quer receber sua senha caso tenha esquecido. (Veja imagem abaixo)

 

 



4. Perdi minha senha ou não tenho e-mail @rioeduca.net

 

Se você já consultou o seu e-mail @rioeduca.net e o sistema verificou que o mesmo não está cadastrado, você poderá solicitá-lo através do HelpDesk em qualquer um dos quatro canais de comunicação abaixo:

Atenção: caso ainda não tenha consultado ou não tem certeza se o seu e- mail @rioeduca.net existe, clique aqui que você verá como proceder.

 


Telefones:

Ligue para

0800-0316341 ou 4501-4018

e siga as orientações do atendente.

Formulário de solicitação:

Você também poderá solicitar seu e-mail @rioeduca.net através do preenchimento do formulário de requerimento para reset de senha ou criação de e-mail que a Netcenter disponibilizou:

 

Página oficial no Facebook:

Você também poderá solicitar seu e-mail @rioeduca.net através da página oficinal da Netcenter no Facebook:

www.facebook.com/centraldesuporteeducacao/

 

Via WEB:

Veja como proceder:

1. Acesse a página pelo link: http://sme.netcenter.com.br

2. Para acessar o sistema, será necessário digitar a designação da unidade de sua lotação.

Caso não tenha, clique aqui para consultar.

-> Digite a designação ("código da unidade");

-> Deixe a senha em branco;

-> Clique em "Logon".

(Veja o exemplo na imagem abaixo)


3. Após acessar o sistema, abra um chamado clicando em "ABRIR SOLICITAÇÃO"

(Observe a imagem abaixo)

 


4. Um formulário será aberto para cadastrar a sua solicitação para criação do e-mail @rioeduca.net. Nele você terá que informar:

-> Nome completo;

-> Matrícula;

-> Escola;

-> Um e-mail de uso pessoal para contato.

(Preencha conforme o exemplo da imagem.)

 


5. Após preencher o formulário acima e clicar em "Área de solicitação", a tela abaixo irá aparecer. Nela você terá que selecionar:

-> Rio Educa;

-> Criação de conta.

Depois de clicar em "Criação de conta", a tela irá fechar e retornar ao formulário anterior.

(Faça conforme o exemplo da imagem.)

 


6. Retornando ao formulário, você irá observar que novos campos de preenchimento irão aparecer. Preencha conforme o exemplo da imagem.

Após preencher os campos necessários, confira se as informações estão corretas e clique no botão "Salvar" no canto superior direito da tela.

(Faça conforme o exemplo da imagem.)

 


7. Pronto! Agora é só aguardar que seu e-mail @rioeduca.net será criado e as informações para acesso serão enviadas para o e-mail que você forneceu no cadastro.

 

 

5. Outro problema relacionado ao e-mail Rioeduca.

 
Para qualquer outro problema relacionado ao seu e-mail Rioeduca, acesse o link abaixo para preencher o formulário.
 

A resposta chegará no e-mail alternativo, cadastrado no formulário.

 
 
 
 

 

 

 
Compartilhe
Média (0 Votos)

Mostrando 1 - 1 de 23 resultados.
Itens por página 1
de 23
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110