56_INSTANCE_2Nrx 56_INSTANCE_2Nrx p_p_id_56_INSTANCE_2Nrx_
p_p_id_56_INSTANCE_S0gv_
O  MEU  RIO

Nivaldo Vieira de Andrade Júnior, presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)

Nascido e criado em Salvador, Nivaldo Andrade descobriu o Rio de Janeiro quando cursava a faculdade de Arquitetura na Bahia, no início dos anos 90. Veio à cidade para um encontro de estudantes e desembarcou em plena Lapa, na Fundição Progresso. Mesmo antes do processo de revitalização implementado na região, aquele cantinho do Centro encantou o jovem pela sua diversidade tanto cultural, quanto de estilos arquitetônicos. "Até hoje, todas as vezes que venho ao Rio, dou um jeito de passar pela Lapa e comemorar a vida que existe naquele espaço tão tradicional", afirma.

Apaixonado pela cidade, Nivaldo salienta que este é justamente um dos aspectos que tornam o Rio de Janeiro único: a vida de rua, rara nos grandes centros urbanos brasileiros. Um cotidiano, segundo ele, favorecido pela arquitetura e pelos projetos urbanísticos que compõem o cenário carioca. "Todos os grandes nomes desta área passaram por aqui", lembra. O maior deles, segundo Nivaldo, é Oscar Niemeyer que tinha a capacidade de usar o concreto como se fosse líquido. "A maior beleza do Rio é esta integração entre a natureza exuberante e o que o homem produziu. E na Casa das Canoas (obra de Niemeyer), esse encontro é pleno", declara Nivaldo.

1 – Palácio Capanema – "Um lugar muito especial para o Rio de Janeiro e uma referência da arquitetura moderna para o mundo."

2 – Instituto Moreira Salles (Gávea) – "Uma instituição que une uma arquitetura excepcional e os magníficos jardins projetados por Burle Marx com exposições de fotografia de altíssimo nível. Tudo isso de forma gratuita."

3 – Lapa e seu entorno – "Uma região singular, que oferece uma enorme riqueza cultural e exemplos de vários momentos da arquitetura brasileira, do colonial ao moderno."

4 – Museu de Arte Moderna (MAM) – "Um dos museus mais importantes do Brasil. Não só pelo seu acervo mas também pelo prédio onde está instalado, um marco da arquitetura moderna mundial."

5 – Casa das Canoas (São Conrado) – "Niemeyer é o maior arquiteto que o Brasil já teve e um dos maiores do mundo. A Casa das Canoas é um dos endereços onde a sua arte se manifesta de maneira mais espetacular."

  • 1 – Palácio Capanema – "Um lugar muito especial para o Rio de Janeiro e uma referência da arquitetura moderna para o mundo."

    1 2
  • 2 – Instituto Moreira Salles (Gávea) – "Uma instituição que une uma arquitetura excepcional e os magníficos jardins projetados por Burle Marx com exposições de fotografia de altíssimo nível. Tudo isso de forma gratuita."

    2 2
  • 3 – Lapa e seu entorno – "Uma região singular, que oferece uma enorme riqueza cultural e exemplos de vários momentos da arquitetura brasileira, do colonial ao moderno."

    3 2
  • 4 – Museu de Arte Moderna (MAM) – "Um dos museus mais importantes do Brasil. Não só pelo seu acervo mas também pelo prédio onde está instalado, um marco da arquitetura moderna mundial."

    4 2
56_INSTANCE_S0gv 56_INSTANCE_S0gv p_p_id_56_INSTANCE_S0gv_

veja mais entrevistas

p_p_id_56_INSTANCE_YYn3_
 
Realização
 
 
Promoção
Parceiro Institucional
 
p_p_id_56_INSTANCE_5UGa_
 
CONTATO COMITÊ ORGANIZADOR RIO 2020
PREFEITURA DO RIO NAS REDES SOCIAIS