56_INSTANCE_2Nrx 56_INSTANCE_2Nrx p_p_id_56_INSTANCE_2Nrx_
p_p_id_56_INSTANCE_S0gv_
O  MEU  RIO

Moacyr Luz, cantor e compositor

O Rio de Janeiro de Moacyr Luz é traduzido em poesia. A Pedra do Sal, o Morro da Conceição, o Aterro do Flamengo, as pequenas lojas do Centro da cidade. Todos estes espaços transbordam encantamento quando são descritos pelo cantor e compositor. "Quando fiz ‘Saudades da Guanabara' (música de 1999), entendi a responsabilidade de ser carioca. Temos um patrimônio lindo nas mãos que precisa ser sempre cuidado e mantido", afirma.

Uma "tarefa" da qual não abre mão. Moacyr já morou em 20 diferentes bairros do Rio: de Bangu à Copacabana passando pelo Méier, Tijuca, Catete, Glória, Santa Teresa... Hoje vive no Flamengo e encara o Aterro como o seu quintal. "Não saio do Rio por nada. O máximo de tempo que me ausentei foi 20 dias", conta. Para ele, os botequins do Rio são tão importantes como os grandes pontos turísticos da cidade porque guardam a alma carioca. "Sonho que a população ocupe novamente as ruas do Rio com cadeiras e mesas e possa usufruir das belezas da cidade sem medo", diz Moacyr.

1 – Aterro do Flamengo – "É uma área de integração única da sociedade mas tenho a sensação de que grande parte do Rio de Janeiro ainda não conhece. Virou o quintal da minha casa, onde faço piquenique, dou entrevistas sentado embaixo de árvores e encontro amigos".

2 – Lagoa Rodrigo de Freitas e entorno – "A vista que se tem na saída do Rebouças me dá a sensação de que cheguei em casa. Quando a gente olha e vê aquele espelho d'água brilhando, refletindo nos prédios, é mágico".

3 – Viaduto de São Conrado – "Esse é um ponto maravilhoso do Rio de Janeiro. Os carros passando em duas direções, tão próximos do mar. Aquele recorte da pedra. Tudo isso forma um cenário estonteante."

4 – Quinta da Boa Vista – "Aquele gramado fresquinho é uma coisa maravilhosa. Um lugar de encontros que reúne as famílias e oferece um espaço sem igual".

5 – Arco do Teles – "A gente tem a sensação de que Machado de Assis passa por ali todos os dias. O encontro daquelas ruas oferece uma viagem ao Rio de antigamente visitando lojas como chapelaria, charutaria e uma livraria pequena e única".

  • 1 – Aterro do Flamengo – "É uma área de integração única da sociedade mas tenho a sensação de que grande parte do Rio de Janeiro ainda não conhece. Virou o quintal da minha casa, onde faço piquenique, dou entrevistas sentado embaixo de árvores e encontro amigos".

    1 2
  • 2 – Lagoa Rodrigo de Freitas e entorno – "A vista que se tem na saída do Rebouças me dá a sensação de que cheguei em casa. Quando a gente olha e vê aquele espelho d'água brilhando, refletindo nos prédios, é mágico".

    2 2
  • 3 – Viaduto de São Conrado – "Esse é um ponto maravilhoso do Rio de Janeiro. Os carros passando em duas direções, tão próximos do mar. Aquele recorte da pedra. Tudo isso forma um cenário estonteante."

    3 2
  • 4 – Quinta da Boa Vista – "Aquele gramado fresquinho é uma coisa maravilhosa. Um lugar de encontros que reúne as famílias e oferece um espaço sem igual".

    4 2
  • 5 – Arco do Teles – "A gente tem a sensação de que Machado de Assis passa por ali todos os dias. O encontro daquelas ruas oferece uma viagem ao Rio de antigamente visitando lojas como chapelaria, charutaria e uma livraria pequena e única".

    5 2
56_INSTANCE_S0gv 56_INSTANCE_S0gv p_p_id_56_INSTANCE_S0gv_

veja mais entrevistas

p_p_id_56_INSTANCE_YYn3_
 
Realização
 
 
Promoção
Parceiro Institucional
 
p_p_id_56_INSTANCE_5UGa_
 
CONTATO COMITÊ ORGANIZADOR RIO 2020
PREFEITURA DO RIO NAS REDES SOCIAIS