56_INSTANCE_2Nrx 56_INSTANCE_2Nrx p_p_id_56_INSTANCE_2Nrx_
p_p_id_56_INSTANCE_S0gv_
O  MEU  RIO

Celso Rayol - arquiteto, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA)

Uma porta art-deco de um edifício dos anos 40 em Copacabana, um pilotis de um prédio, a ornamentação de um casario em ruínas. O Rio de Janeiro é fonte constante de inspiração para Celso Rayol criar projetos para... o Rio de Janeiro. O arquiteto, que se mudou para terras cariocas quando tinha 17 anos, assume que a cidade o conquistou pelo todo: sua natureza, sua diversidade, seus detalhes, seu agito e seus refúgios. "Sou completamente apaixonado. Aqui existe espaço para todos os gostos, para toda a gente. Precisamos homenagear a nossa própria arquitetura", afirma Celso que elege entre seus pontos prediletos, lugares que chama de “pausas urbanas”, onde pode reduzir a sua velocidade.

Em sua trajetória profissional, que começou como estagiário no escritório do arquiteto, urbanista e ex-prefeito do Rio, Luiz Paulo Conde, já assinou todo tipo de projeto. Entre eles, prédios reconhecidos internacionalmente por prêmios como o do ArchDaily, “Building of the year”. Com o tempo, no entanto, Celso tem acalentado cada vez mais o desejo de ajudar e engajar a população como um todo em prol do Rio. "Se falarmos mal, não vamos a lugar nenhum. Sou positivo. É como escrevi na fachada de um projeto recente: 'O prazer do caminhar vem com a iniciativa do primeiro passo'. Precisamos cuidar da cidade e reduzir distâncias", declara o arquiteto.

1 - Museu de Arte Moderna (MAM) - “O edifício brutalista concebido Reidy é a cereja no bolo de um belo projeto de parque urbano que transformou a orla da Baía da Guanabara. Os pilotis que encerram o parque me transmitem a ideia de estar em um lugar com uma arquitetura deslumbrante e obras de arte, que eu adoro. Me alimentam. Melhor ainda, cercado pela natureza e por jardins projetados por Burle Marx... e com um café onde eu posso parar e relaxar!”

2 - Parque Lage - “A fusão entre a arte, natureza e arquitetura, assim como no MAM, faz com que também indique este local do Rio. Porém, em contraponto ao concreto e ao paisagismo modernista, o palacete projetado pelo arquiteto italiano Mario Vodret brilha em meio a um jardim romântico inspirado nos espaços ingleses do século XIX. O Parque Lage me oferece o mesmo tipo de prazer que faz bem à minha alma."

3 - Instituto Moreira Sales (IMS) - “Mais um lugar que me atrai pelo combo: arte, arquitetura e natureza. Tratado por alguns críticos como um “palacete modernista”, a sede do IMS Rio foi projetado como casa do diplomata Moreira Sales pelo arquiteto Olavo Redig de Campos. Tem os jardins de Burle Marx e, para completar, a beleza única deste espaço, uma comidinha deliciosa.”

4 – Sociedade Hípica Brasileira - "A Hípica tem uma relação com a paisagem do entorno muito bacana. De um lado, o morro, a Floresta da Tijuca e os prédios do bairro do Jardim Botânico, onde habito. Do outro, o espelho d'água da Lagoa Rodrigo de Freitas e os telhadinhos das edificações que compõe o complexo. De quebra, ainda é agraciada por uma visão maravilhosa do Cristo Redentor."

5 - Praça Mauá - " A transformação pela qual esta área passou me encanta e desperta uma sensibilidade pela memória do povo que construiu nossa cidade. As novas edificações e a recuperação da área portuária são voltadas para o futuro, porém ancoradas pelas múltiplas histórias que aconteceram nessa região. É incrível ver que uma cidade com tantos pontos turísticos já consolidados é capaz de criar um espaço como esse." 

  • 1 - Museu de Arte Moderna (MAM) - Foto: Marina Herriges | Riotur

    1 2
  • 2 - Parque Lage - Foto: Alexandre Macieira | Riotur

    2 2
  • 3 - Instituto Moreira Sales (IMS) - Foto: Alexandre Macieira | Riotur

    3 2
  • 4 – Sociedade Hípica Brasileira - Foto: Alexandre Macieira | Riotur

    4 2
  • 5 - Praça Mauá - Foto: Alexandre Macieira | Riotur

    5 2
56_INSTANCE_S0gv 56_INSTANCE_S0gv p_p_id_56_INSTANCE_S0gv_

veja mais entrevistas

p_p_id_56_INSTANCE_YYn3_
 
Realização
 
 
Promoção
Parceiro Institucional
 
p_p_id_56_INSTANCE_5UGa_
 
CONTATO COMITÊ ORGANIZADOR RIO 2020
PREFEITURA DO RIO NAS REDES SOCIAIS