Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

 

Áreas de atuação e obras de drenagem na cidade

 

Manejo de águas pluviais urbanas no município do Rio de Janeiro

 

A Fundação Instituto das Águas do Município do Rio de Janeiro (Rio-Águas) é o órgão técnico de referência no manejo de águas pluviais urbanas do município do Rio de Janeiro, tendo como competências planejar, gerenciar e supervisionar ações preventivas e corretivas contra enchentes. O órgão atua na gestão de bacias hidrográficas do município, o que abrange uma área ampla de atuação.

 

Conservação de canais, projetos e obras de drenagem

 

Para prevenir enchentes e alagamentos, o órgão atua na manutenção e na conservação dos cursos d'água do município, que são pontos de deságue das águas pluviais. A Rio-Águas também elabora estudos, projetos e executa obras de drenagem para mitigar enchentes e alagamentos na cidade, assim como licencia obras particulares de drenagem.

 

Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais do município

 

Um marco importante para cidade, desenvolvido pela Fundação, é o Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais, que consiste no mapeamento e no diagnóstico das bacias hidrográficas do município, levantando dados e promovendo estudos de alternativas para embasar projetos e obras de manejo de águas pluviais urbanas.

 

Monitoramento de bacias hidrográficas em tempo real

 

As bacias hidrográficas do município são monitoradas em tempo real a partir de estações hidrológicas, que medem precipitação, nível e qualidade da água. Os equipamentos foram implantados nos principais cursos d'água da cidade e enviam informações em tempo real para o Centro de Operações Rio, o que é fundamental para a gestão das bacias e para o controle de enchentes.

 

 

Unidades de Tratamento de Rios e o Piscinão de Ramos

 

Também está a cargo da Rio-Águas a operação de Unidades de Tratamento de Rio, tendo em funcionamento cinco equipamentos. São elas: UTR do Arroio Fundo, UTR do Rio Carioca, UTR de São Conrado, UTR de Ramos (Piscinão de Ramos) e UTR de Barra de Guaratiba. No Piscinão de Ramos, além de atuar na operação e na manutenção da UTR, que garante a qualidade da água, a Rio-Águas também realiza periodicamente a manutenção do lago.

 



Serviços Serviços