Image Map

Coordenadoria de Relações Internacionais
Lei que define condições para implantação do Memorial às Vítimas do Holocausto é sancionada no Rio

20/03/2018 15:58:00


O prefeito Marcelo Crivella sancionou nesta terça-feira (20) Lei Complementar que estabelece condições para a implantação do Memorial às Vítimas do Holocausto. O Memorial ficará em área pública, definida como Mirante do Morro do Pasmado, no Parque Yitzak Rabin, em Botafogo.

 

De acordo com o texto, será permitida a construção de novas estruturas no Mirante do Pasmado para os seguintes usos: anfiteatro, galeria para exposição, sala de mídia digital e atividades de apoio e complementariedade, destinados ao desenvolvimento e incremento de programação cultural. Cada compartimento terá altura máxima de cinco metros, exceto o totem representativo do Memorial. A construção, todavia, ainda depende da prévia análise e aprovação dos órgãos de tutela da paisagem carioca.

 

O Memorial poderá inserir a cidade do Rio de Janeiro entre as grandes metrópoles do planeta que rendem homenagens às vítimas do genocídio nazista, como Paris, Berlim, Nova York, Washington e Londres. O projeto é do arquiteto André Orioli, vencedor do concurso promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, em 1988. A obra homenageia às vítimas do massacre nazista contra judeus e outras minorias durante a Segunda Guerra Mundial, além de reforçar a importância de uma cultura de paz e tolerância.