Image Map

Coordenadoria de Relações Internacionais
Estão abertas as inscrições para o II Prêmio de Novela Gráfica - Cidades Iberoamericanas 2018 da UCC

20/02/2018 17:27:00


24787504528_7b29e5c005_z

Já está em andamento a segunda edição do Prêmio de Novela Gráfica - Cidades ibero-americanas organizadas pela União de Cidades Capital Ibero-Americanas (UCCI) e as regras do concurso estão disponíveis.

O prazo para a recebimento das obras estará aberto até 15 de julho e a decisão será anunciada em setembro de 2018. Os autores de qualquer nacionalidade, com mais de 18 anos, poderão participar, desde que os trabalhos apresentados sejam escritos em castelhano ou em português, não publicados (não publicado em livro, livro eletrônico, internet ou revistas) e que não foram previamente premiados e nem se encontram participando de qualquer outro concurso. Também pode enviar trabalhos em coautoria ou trabalhos coletivos. As obras dos autores que faleceram antes de anunciar a convocação não serão aceitas.

 

O valor do prêmio em dinheiro será de 6.000 euros e a editora Sexto Piso será responsável pela edição impressa e eletrônica do trabalho, bem como sua distribuição por todos os países que compõem a comunidade ibero-americana. O trabalho vencedor será publicado em espanhol e, se estiver escrito em português, será traduzido. Além disso, haverá dois  prêmios secundários de 1.000 euros cada.

 

O Prêmio de Novela Gráfica - As cidades ibero-americanas teve sua primeira edição em 2017 e foi criado com o objetivo de promover expressões culturais em torno da dinâmica da cidade e fazem referência a forma como as pessoas vivem e sonham e como elas são projetadas no meio urbano. O Prêmio nasceu do desejo de gerar espaços que promovam os princípios da Carta Cultural Ibero-Americana, adotados na XVI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo de Montevidéu em 2006, bem como a Convenção sobre Proteção e Promoção da diversidade de expressões culturais, adotada pela UNESCO em 2005.

 

Também procura aumentar a conscientização sobre a importância dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) acordados em setembro de 2015 pelos Estados Membros das Nações Unidas. Esta agenda inclui metas direta ou indiretamente relacionadas com o papel das cidades no desenvolvimento sustentável e um objetivo concreto para torná-las inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis ​​(SDG 11).

 

A UCCI, a Câmara Municipal de Madri e a Editora do Sexto Piso, convencido de que a cultura é o coração do desenvolvimento sustentável, organiza este prêmio pela promoção da criatividade da cidadania ibero-americana no âmbito da Agenda Urbana Nova e da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nesse objetivo, o prêmio tem o apoio da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB) e da Organização Internacional da Juventude da Ibero-América (OIJ).

 

Neste link, você pode consultar as bases completas da II Edição do Prêmio de Novela Gráfica - Cidades ibero-americanas da UCCI.

 

Edição 2017

Na primeira convocação, participaram treze países e o primeiro prêmio foi para o trabalho"Casa Transparente" , pela autora argentina María Luque. Por outro lado, o autor mexicano Emmanuel Peña, com o seu trabalho "Nada aqui", ganhou um dos dois prêmios seguintes, enquanto o outro foi para os Yucatecos Héctor Turriza, Sergio Neri e Gaspar Pantoja, criadores dos 'Dolores del Barrio '

 

http://ciudadesiberoamericanas.org/convocado-el-ii-premio-de-novela-grafica-ciudades-iberoamericanas-2018-de-la-ucci/