Image Map

Coordenadoria de Relações Internacionais
Cidade do Rio participa do 2º Encontro Regional da C40, em Salvador

07/02/2020 15:41:00


Do dia 04 a 06 de fevereiro líderes das cidades da América Latina se reuniram em Salvador para acelerar ação climática, assim como explorar oportunidades de colaboração e aprendizado entre si e com a equipe de Assistência Técnica da C40. O Sr. Samir Costa, da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados, representou a cidade do Rio de Janeiro.

 

Em 2016 Brasil assinou o Acordo de Paris, no qual as nações ratificaram um acordo global sobre mudança climática comprometendo-se a realizar esforços ambiciosos para manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2°C acima dos níveis pré-industriais e a envidar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5° C. O Acordo de Paris também prevê o aumento da resiliência dos países aos impactos das mudanças climáticas.

 

O objetivo do C40 é que todas as cidades tenham desenvolvido e começado a implementar um plano de ação climática antes do final de 2020, que executará ações consistentes com os objetivos do Acordo de Paris - um plano integrado e inclusivo que atenda à necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, adaptar-se aos impactos das mudanças climáticas e proporcionar benefícios sociais, ambientais e econômicos mais amplos.

 

Durante os três dias de Encontro Regional, as cidades refletiram sobre o progresso alcançado até o momento com o apoio do programa de Planejamento da Ação Climática. Por meio das ferramentas, recursos e conhecimento técnico especializado do programa, essas cidades já atualizaram seus inventários de emissões de gases de efeito estufa, e desenvolveram cenários de redução de emissões até 2050. Os próximos passos incluem focar na priorização de ações e desenvolver oportunidades de financiamento dentro de seus planos de ação climática.