Image Map

Coordenadoria de Relações Internacionais
Rio escolhido para financiamento pelo Programa de Resíduos Sólidos do C40

06/11/2019 12:42:00


A cidade do Rio de Janeiro foi selecionada pela C40, no Programa Técnico e de Assistência ao Financiamento de Resíduos Sólidos.
 
O valor será usado diretamente pela C40 na contratação de um consultor por um período de 3 a 6 meses para realizar um estudo de viabilidade financeira para desenvolvimento de novos biodigestores. O C40 será responsável por contratar e gerenciar o trabalho do consultor selecionado ao longo do projeto, a fim de assegurar que os trabalhos desenvolvidos estejam de acordo com as expectativas da cidade do Rio de Janeiro. 
 
Espera-se que o contrato seja assinado no final de 2019 para início dos trabalhos em janeiro de 2020 
 
O C40 acredita que esse programa pode direcionar a cidade do Rio de Janeiro para uma sustentabilidade financeira que possibilite a replicação de biodigestores com maior capacidade de processamento.
 
A partir da participação da Comlurb/Rio de Janeiro no evento Plataforma de Soluções para Cidades da C40 em São Paulo, benefícios de uma maior aproximação entre Comlurb e Amlurb foram identificados entre as cidades. 
 
O programa visa o gerenciamento de resíduos sólidos e é uma oportunidade para as cidades melhorarem a comunidade local e global - o gerenciamento de resíduos pode proteger o meio ambiente e a saúde pública da comunidade local e contribuir para os esforços climáticos globais.