Image Map

Coordenadoria de Relações Internacionais
Prefeitura do Rio participa do Fórum Global de Moscou – Cidades pela Educação

05/09/2019 15:03:00


Do dia 29 de agosto a 01 de setembro de 2019 ocorreu em Moscou, na Rússia, o Fórum Global de Moscou – Cidades pela Educação, que teve como objetivo debater experiências e modelos de educação de sucesso em cidades em todo o mundo, atuando desta forma como uma plataforma de compartilhamento de boas práticas em educação. A cidade do Rio de Janeiro esteve representada pelo Subsecretário de Gestão da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Claudio Figueiredo, pela Assessora da Coordenação do Ensino Básico, Michelle Valadão, e pela Assessora da Coordenadoria de Relações Internacionais, Gabriela Guerra.

 

O Subsecretário de Gestão, Claudio Figueiredo, compôs o painel de Líderes de Sistemas Educacionais Mundiais para discutir os principais desafios da educação com representantes de Moscou (Rússia), Harbin (China), Gaborone (Botswana), Helsinque (Finlândia) e Eindhover (Holanda). O Subsecretário ressaltou a importância de levar as discussões sobre sustentabilidade para dentro da sala de aula, como tem ocorrido nas escolas públicas cariocas desde que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas passaram a fazer parte do currículo escolar de forma transversal.

 

As delegações das cidades convidadas também visitaram a uma escola-modelo de Moscou. Durante a visita, foram apresentadas as estruturas físicas e tecnológicas disponíveis para a condução processo de ensino-aprendizagem. Foram, também, apresentadas propostas extracurriculares focadas no desenvolvimento de habilidades específicas e na experimentação em diferentes áreas de conhecimento, auxiliares no processo de escolha profissional do aluno.