56_INSTANCE_YbZ5 56_INSTANCE_YbZ5 p_p_id_56_INSTANCE_YbZ5_
p_p_id_56_INSTANCE_1q3F_ 1
 
56_INSTANCE_jJ5J 56_INSTANCE_jJ5J p_p_id_56_INSTANCE_jJ5J_
RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS

A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos marcos da cidade do Rio de Janeiro. É a única lagoa da cidade com gestão do município.

Importante não apenas como polo de lazer e turismo, mas também pelo seu significado, seu valor para todos os cariocas. E este significado precisa ser resgatado.

É preciso reconhecer que, ao longo de muito tempo, a Lagoa foi muito mal tradada e hoje está degradada e poluída.

Este projeto propõe a revitalização Lagoa Rodrigo de Freitas, em quatro etapas, priorizando o envolvimento de todos que amam e realmente se importam com esse cartão postal ambiental carioca.

As quatro etapas são: 

 
p_p_id_56_INSTANCE_cF00_ 1
56_INSTANCE_M5e6 56_INSTANCE_M5e6 p_p_id_56_INSTANCE_M5e6_
ETAPA 1

Preservação das Unidades de Conservação do Entorno da Lagoa

Na 1ª fase o programa implementa a requalificação das Unidades de Conservação do entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, através de análise ambiental apoiada em geoprocessamento e no estudo da legislação vigente com o objetivo de implementar e otimizar os instrumentos de gestão e ordenamento territorial de proteção dos ativos ambientais. O monitoramento por satélite será publicado no site, para acompanhamento de todos, impedindo desmatamentos e permitindo ações rápidas quando necessárias.

 
p_p_id_56_INSTANCE_5MOf_ 1
56_INSTANCE_1NPy 56_INSTANCE_1NPy p_p_id_56_INSTANCE_1NPy_
ETAPA 2

Recuperação da Orla da Lagoa

A 2ª etapa contempla a recuperação ambiental da orla Lagoa, e tem como objetivo resgatar as áreas de lazer compostas pelas áreas verdes do seu entorno, tais como árvores, arbustos e gramíneas, assim como melhorar a infraestrutura do local por meio da reabilitação dos deques do entorno.

Esta fase do projeto contemplará a manutenção, conservação e ampliação de oito deques do entorno da Lagoa de Rodrigo de Freitas e recuperação da vegetação, através de atividades de plantio e enriquecimento da flora bem como o plantio e manutenção dos manguezais.

A proposta de ação para a recuperação ambiental da orla da Lagoa surgiu pela necessidade de manutenção das áreas verdes e mobiliários urbanos existentes, e visa promover uma ação de manutenção e conservação. 

 
p_p_id_56_INSTANCE_1iIA_ 1
56_INSTANCE_9lxA 56_INSTANCE_9lxA p_p_id_56_INSTANCE_9lxA_
ETAPA 3

Plano de Fiscalização do Despejo de Esgoto

Esta fase do projeto visa o estabelecimento de um Plano de Fiscalização e Combate à Poluição Hídrica na Lagoa de Rodrigo de Freitas. O foco principal é o mapeamento de pontos de despejo de esgoto nas galerias de águas pluviais da região (que encaminham águas da chuva para o espelho d'água da lagoa), a partir de trabalho de inteligência da nossa equipe técnica em conjunto com a Fundação Rio-Águas.

Além do trabalho de campo, serão utilizadas ferramentas de georreferenciamento, cadastros de redes subterrâneas, como o sistema de drenagem e esgoto. Desta forma, será possível para o poder público tomar medidas a fim de interromper das ligações e despejos irregulares de esgoto, responsabilizar os causadores do dano ao meio ambiente e possibilitar o efetivo combate à poluição hídrica do sistema lagunar. 

 
p_p_id_56_INSTANCE_uY39_ 1
56_INSTANCE_5CnT 56_INSTANCE_5CnT p_p_id_56_INSTANCE_5CnT_
ETAPA 4
Despoluição

A revitalização da Lagoa Rodrigo de Freitas apenas estará completa com sua despoluição.

O processo de despoluição é complexo e exige o aumento da capacidade de troca de água entre o mar e a lagoa. O projeto selecionado é baseado nos estudos do Prof. Paulo Cesar Rosman, da COPPE/UFRJ.

Em síntese, o projeto prevê a construção de dutos subterrâneos, ligando a lagoa com o mar, o que aumenta a troca de água e favorece a oxigenação.

O sistema seria composto de quatro tubulões subterrâneos, com 2,6 metros de diâmetro, se estendendo até 200 metros, mar adentro, sem utilização de bombas, usando apenas a maré para puxar e empurrar a água. Com a obra finalizada, em 30 dias 90% da água da lagoa seria trocada.

A realização da despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas, com base no projeto citado, exigirá recursos da ordem de US$ 30 milhões aproximadamente e para a obtenção dos recursos necessários, será realizado um esforço para captação de recursos nacional e internacionalmente.

 
56_INSTANCE_8szH 56_INSTANCE_8szH p_p_id_56_INSTANCE_8szH_

Através do portal LAGOA.RIO iremos detalhar o passo a passo de cada fase e colher todas as sugestões, ideias e críticas em todos os momentos.

É claro, que estamos falando de ações de curto, médio e longo prazo, mas que precisam ser iniciadas agora. A Lagoa Rodrigo de Freitas será totalmente revitalizada e, para isto, estamos dando os primeiros passos.

Contamos com a ativa participação de todos, porque uma revitalização bem-sucedida e perene só será possível se for uma construção coletiva, do poder público em conjunto com a população da cidade.

Todos que quiserem colaborar serão muito bem vindos!

Obrigado e vamos ao trabalho!

56_INSTANCE_Q7hf 56_INSTANCE_Q7hf p_p_id_56_INSTANCE_Q7hf_
56_INSTANCE_PBz0 56_INSTANCE_PBz0 p_p_id_56_INSTANCE_PBz0_