Procon Carioca tratou de 32 mil reclamações em 2017

26/01/2018 15:26:00


O Procon Carioca começa 2018 fazendo o balanço de 2017. Foram ao todo 32.808 demandas do consumidor tratadas pelo órgão. Esse número engloba reclamações recebidas através ​do atendimento online​; do atendimento itinerante, o "Procon Carioca nos bairros";  e ​da Central 1746, além do site nacional Consumidor.gov.br, pelo qual os consumidores tratam diretamente com as empresas. Nesse item, foram 27.231 casos.

 

O mutirão de conciliação, promovido pelo Procon Carioca, terminou com um total de 1.930 atendimentos nos três dias de trabalho. Em cerca de 90% dos casos, houve acordo com uma das 37 empresas presentes. Na maioria desses acordos, os descontos foram de 70 a 98% no valor total das dívidas.

 

"Uma das maiores conquistas foi a Lei 6.309/17 que criou o Selo de Qualidade Procon Carioca, incentivando as empresas a aumentarem a qualidade do atendimento aos consumidores. Afinal, são eles a parte mais importante do negócio", disse o presidente do Procon Carioca, Jorge Braz.

 

As equipes de fiscalização do órgão estiveram em dois grandes eventos: o Carnaval e o Rock in Rio. E ainda realizaram oito operações de fiscalização em bancos, supermercados e muitos outros locais. Foram ao todo 412 estabelecimentos comerciais fiscalizados, dos quais 171 notificados e 4 interditados. Mais de 2.600 quilos de alimentos fora de condições para consumo tiveram de ser descartados.

 

​​Através da coordenação de educação do Procon Carioca, houve a criação, produção e divulgação de cursos, cartilhas e materiais educativos. Também foram realizadas reuniões, apresentações e acordos de cooperação com entidades representativas. ​"O consumidor está aprendendo a fazer valer seus direitos e a parceria com o Procon Carioca tem funcionado cada vez melhor", concluiu Jorge Braz.