Entenda o termo de compromisso do Procon Carioca com o Rock in Rio, em defesa aos consumidores

02/04/2015 08:37:00


O Procon Carioca se antecipou e tomou medidas para proteger os consumidores que forem ao Rock in Rio. Em reunião com a organização do evento, foi estabelecido um termo de compromisso que contem diversos pontos, dentre eles, o direito de os detentores de ingressos poderem levar seu próprio lanche aos shows. Entenda melhor esta ação do Procon Carioca, lendo as matérias abaixo. 
 
 
Rock in Rio e o Procon Carioca (fonte: Radar Online / Lauro Jardim)
Os organizadores do Rock in Rio e o Procon Carioca assinaram ontem um termo de compromisso para a edição deste ano do festival. Ficou combinado que quem comprar ingressos para os shows vai poder levar seu próprio lanche e deverá ter o dinheiro devolvido imediatamente, em caso de desistência.
 
Além disso, a estrutura do Rock in Rio 2015 terá uma empresa especializada para cuidar dos banheiros, o triplo de bebedouros em relação à última edição, em 2013, e o dobro de ambulâncias, médicos, paramédicos e banheiros acessíveis a cadeirantes. Os organizadores também prometeram filas menores e que as inspeções em bolsas e mochilas não serão "vexatórias ou humilhantes".
 
 
Trecho de matéria de 20/04 sobre o tema, publicada no Globo Online (fonte: http://glo.bo/1IV489F)
Anteontem (31/03), a diretoria de operações do festival teve uma reunião com representantes do Procon do Rio para acertar detalhes acerca da adoção de medidas visando a melhoria da infraestrutura na edição 2015 do Rock in Rio. A presidente do Procon Carioca, Solange Amaral, que comandou a reunião, disse que o encontro foi "satisfatório e muito produtivo".
 
— Vínhamos mantendo alguns contatos desde as outras edições, vendo o que as pessoas escreviam no Twitter, e ainda havia pontos a serem melhorados — conta Solange, destacando a questão do esgoto e da quantidade de ambulâncias e médicos. — O Rock in Rio se comprometeu a contratar uma empresa especializada para cuidar do esgoto, que em outras edições vazou em lojas, e a duplicar ambulâncias e médicos no local.
 
Outras questões abordadas durante a reunião envolvem a permissão para que o público leve sua própria comida (dentro do que, segundo Roberta Medina, possa ser considerado uma "quantidade razoável"), acessibilidade dos cadeirantes aos banheiros, os ajustes necessários para que o transporte possa fluir em uma área da cidade cheia de obras para as Olimpíadas e, em especial, a revista na entrada, que, segundo Solange, "não pode ser vexatória". Uma nova reunião do Procon Carioca com o festival está sendo marcada para junho.