História – A Liga de Consumidores de Nova York

09/09/2013 19:34:00


 

23 ANOS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR – A luta pela defesa e pelo reconhecimento dos direitos do consumidor não é de hoje. Essas reivindicações, chamadas de movimento consumerista, nasceram nos Estados Unidos no século XIX com a primeira organização civil de defesa do consumidor – a Liga de Consumidores de Nova York, criada em 1890 por Josephine Shaw Lowell, uma líder política.

Mais tarde, Lowell participou também da criação da Liga Nacional dos Consumidores dos EUA, que teve outra mulher como primeira secretária-geral: Florence Kelley. A partir de então, outras organizações semelhantes foram criadas em outros estados dos EUA e em diversos países do mundo.

Em comemoração aos 23 anos do Código de Defesa do Consumidor do Brasil, o Procon Carioca está publicando uma serie de posts no website institucional e em nossas redes sociais abordando a história do movimento de proteção ao consumidor, a legislação brasileira sobre o tema e os conceitos e direitos básicos do consumidor no país.

Disponibilizamos uma versão online com o texto da lei na íntegra para consulta, no link http://bit.ly/CodDefesaConsumidor. Conheça o Código e faça valer os seus direitos!

Fale com nossos especialistas, caso necessite de orientações sobre como se defender em casos de desrespeito de seu direito como consumidor, através de nossa página no Facebook:http://bit.ly/FaceProconCarioca ou em nosso perfil no Twitter: http://bit.ly/TwitterProcon . 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços