Órgãos Municipais

 


Empresa Municipal de Multimeios Ltda. - MultiRio


Evolução Organizacional

 

A MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios Ltda. – vinculada à Secretaria Municipal de Educação e instituída por intermédio do Decreto nº 12.503, de 6 de dezembro de 1993, foi concebida como um centro de pesquisa, pensamento e ação voltado para criar produtos educativos e culturais e incentivar a incorporação de diferentes mídias no cotidiano escolar, de forma a manter a escola atualizada com o mundo em que está inserida.
 

No triênio 1994/1996, a Empresa foi estruturada dentro de um modelo organizacional funcional e flexível, de modo a alcançar agilidade e eficiência. A originalidade da estrutura estava na composição de uma equipe mínima em recursos humanos permanentes, atuando em funções de coordenação, integrando, em seguida, profissionais contratados por terceirização e prestação de serviços. Até ser alterada, essa estrutura permitiu a renovação e a atualização permanentes da equipe de trabalho, tão necessárias para uma empresa que tem como finalidade criar e inovar.
 

Foi também adquirido um parque tecnológico analógico com equipamentos de TV e informática, considerado, à época, de última geração, que permitiu o funcionamento de estúdios de gravação, ilhas de edição e mesas de sonorização.
 

Através da Lei nº 2.537, de 03 de março de 1997, a Secretaria Municipal de Transportes passou a denominar-se Secretaria Municipal de Trânsito, mantendo a mesma estrutura organizacional e competências. Neste Ato foi, também, criada uma Secretaria Especial de Transportes.
 

O primeiro programa para alunos foi ao ar em 1995, por meio de acordo estabelecido com a TV Educativa (TVE) do Rio de Janeiro, em duas transmissões diárias de 30 minutos cada. As séries dirigidas a educadores e alunos, igualmente diárias e com duas transmissões de 60 minutos cada, foram veiculadas alguns meses depois pela TV Bandeirantes do Rio de Janeiro, por um período de 18 anos consecutivos.
 

Até dezembro de 1996, a Empresa, já estruturada, expandiu suas atividades concebendo e realizando novos produtos. Desde logo, o entendimento de que a reciprocidade escola/cidade era determinante na qualidade da educação levou a MultiRio a incluir em seus projetos ações de aperfeiçoamento da pedagogia de vida na cidade, vista como espaço de civilidade, civilização e cidadania.
 

Para ampliar as oportunidades da escola integrar as novas linguagens e a interatividade iniciada com os programas de TV, a Empresa passou a contar com um site na internet.
 

A interação sistemática entre educadores, roteiristas, produtores, diretores de TV e técnicos de computação gráfica, em busca da qualidade, possibilitou a introdução da linguagem televisiva na educação escolarizada. Em decorrência dos direitos outorgados aos municípios brasileiros pela Lei 8.977/95, a MultiRio começou, em dezembro de 2000, a veicular diariamente sua produção também pela operadora de TV a cabo NET, no Rio de Janeiro, aumentando a oferta de seus produtos em quatro horas diárias (que, em 2010, já chegavam a mais de seis; e hoje são 17 horas diárias de programação no ar).
 

No período 1995/2000, alcançou a marca de dois mil produtos – praticamente um por dia útil, sendo reconhecida publicamente pela Unesco e pelo Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) como a empresa de melhor política cultural de TV do ano (prêmio Câmera 2001). Em 2017, são mais de sete mil títulos entre textos, vídeos e áudios.
 

A MultiRio se destacou, no quadriênio 2005/2008, com as animações e técnicas cinematográficas das séries Cantigas de Roda e Juro que Vi, que apresentam uma releitura das lendas brasileiras com a participação de alunos da Rede. Entre diversas premiações nacionais e internacionais, em 2010, Saci, integrante da série Juro que Vi, venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria curta-metragem.
 

O pioneirismo da MultiRio levou a Fundação Mundial de Cúpulas de Mídia para Crianças a escolher a Empresa como promotora da IV Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, realizada pela primeira vez na América Latina, em abril de 2004.
 

Em consonância com as orientações administrativas e legais da Prefeitura do Rio, em 2005 foi planejado e realizado o primeiro concurso público para a MultiRio, que passou a contar, na época, com 154 empregados concursados e 79 em cargos de confiança, substituindo o processo de terceirizações. A Empresa foi reestruturada, ganhando uma Diretoria de Mídia e Educação (DME) e dois novos núcleos de produção – o de Publicações e Impressos e o de Tecnologia da Informação. Juntamente com o Núcleo de TV, Rádio e Cinema, as novas áreas passaram a produzir, tendo como foco a educação, a cultura e o entretenimento de professores, alunos, familiares e demais moradores da cidade.
 

No período 2009-2013, no sentido de se alinhar às perspectivas de governo – a gestão por resultados – a direção da MultiRio atuou em diferentes frentes, buscando, além de uma produção alinhada à Secretaria Municipal de Educação, soluções para os problemas que comprometeriam, a curto prazo, seu desempenho: liquidação da dívida previdenciária; suspensão da penhora de bens; investimentos em tecnologia digital, em substituição à analógica, o que permitiu a recuperação de seu patrimônio líquido; e manutenção permanente das instalações prediais.
 

A história da MultiRio vem sendo marcada pela implantação de novos métodos de capacitação: Ensino Presencial Mediado, via satélite; Ensino a Distância, com e sem tutoria; Ensino Presencial, propriamente dito, em colaboração com a SME.
 

Desde sua estruturação inicial – com parque técnico analógico, compatível com a tecnologia da época – até os dias de hoje, a MultiRio esteve atenta à sua renovação. Gradativamente, adquiriu e instalou uma plataforma digital, possibilitando revolucionar o processo de produção de seus programas. A existência dessa plataforma, na qual as diferentes mídias dialogam, permitiu ampliar seu espectro de atuação, particularmente por meio da Web. Consolidou-se, assim, a convergência de mídias com a esperada plataforma, pela qual se atende diferentes públicos, na medida em que seus conteúdos são trabalhados, simultaneamente, por diversas narrativas midiáticas, de acordo com o tempo e o interesse de cada um.
 

Assim, a MultiRio passou a se fazer presente nas escolas, em tempo real, no momento mesmo das emissões televisivas ou radiofônicas.

Cabe destacar que a plataforma midiática hoje funciona com as seguintes mídias: TV a cabo (Canal MultiRio, Net 26); internet (Portal e Web Rádio); DVD; pen card; e mídia impressa – jornais, revistas, fascículos, livros e outras. Os MultiKits distribuídos às escolas, com uma seleção de conteúdos televisivos e de Web Rádio, são oferecidos em DVD e pen card.
 

Foram ampliadas, também, as possibilidades de distribuição de conteúdos, utilizando as mídias sociais (Twitter, YouTube e Facebook, esse último implementado já na atual gestão, em 2017), estreitando o canal de diálogo e permitindo mensurar os resultados das produções desenvolvidas pela Empresa, colaborando, consequentemente, para o melhor planejamento futuro das ações de trabalho.
 

O Portal é atualizado diariamente e seu desenho responsivo permite melhor acesso aos conteúdos publicados (textos, áudios, vídeos e jogos) em computadores fixos e portáteis, tablets e smartphones.

A MultiRio iniciou-se na era dos games com campanhas e jogos diversos. A ideia é ampliar a utilização de games para diferentes áreas de aprendizagem de crianças e jovens.
 

Balizando sua programação por uma linguagem lúdica, acessível e atual, avançou na democratização da informação e do conhecimento e no acesso de todos aos bens educativos e culturais, minimizando a exclusão cultural, integrando e aproximando gerações em diferentes estratos da sociedade.

 

 

GESTÃO 2017 - 2020
 

Foi instituída nova Organização Básica do Município do Rio de Janeiro no início da gestão 2017-2020, por meio do Decreto Rio nº 42.719, de 01 de janeiro de 2017, que fundiu algumas Secretarias Municipais, extinguiu outras e alterou a vinculação das Entidades da Administração Indireta. Desta forma a MultiRio foi para a Secretaria de Cultura. No entanto, no dia 19 do mesmo mês, o Decreto Rio nº 42.843 alterou novamente sua vinculação, voltando a empresa para a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer.
 

A partir de março de 2017, já na gestão atual, vem sendo produzidas novas séries de TV com formatos inovadores, como Próxima Página, de incentivo à leitura; Escola, Câmera, Ação, com o protagonismo dos alunos, que divulgam e debatem sua produção audiovisual; e Multiclube, dirigida a crianças e jovens, em linguagem dinâmica e divertida. Na Web Rádio, curiosidades musicais, contação de histórias e entrevistas na Radio Espaçonave Mirim conquistam o público infantil.
 

A animação Aquitã, um indiozinho, da série Que Medo!, ganhou o primeiro lugar na categoria Conteúdos Curtos, no Festival Comkids Prix Jeunesse Ibero-Americano 2017, onde também concorreu outra animação da MultiRio: Brincando entre Estrelas.
 

Foi lançada a primeira edição do Jornal Nós da Rede, todo escrito e ilustrado por professores, e que se constitui num espaço para a divulgação de saberes, experiências e informações, fortalecendo, ainda, o sentido de comunidade da Rede Pública Municipal de Ensino. O facebook da Empresa passou a produzir e a transmitir a série #educa, que aborda temas do universo da educação em entrevistas com especialistas da área.
 

Novos cursos de formação continuada para professores estão disponíveis no Portal, bem como jogos educativos e a Revista Carioca de Educação Pública, reformulada graficamente pela equipe de Artes Gráficas da MultiRio.
 

Entre outras parcerias com a SME, a MultiRio se engajou no projeto Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, desenvolvendo a logomarca, materiais impressos e Web de divulgação, além de realizar a cobertura das audições e apresentações pelo Facebook e TV.
 

Projetos de parcerias para intercâmbio de produções com outras instituições públicas e privadas se encontram em fase de estudos de viabilidade.
 

Em agosto de 2018, foi consolidada a estrutura organizacional e as competências da MULTIRIO.

 

No ano seguinte visando adequar-se à lei nº 13.303, de 30 de julho. Esta Empresa alterou seu Estatuto Jurídico para criar em sua estrutura organizacional o Conselho de Administração, órgão indispensável pra o funcionamento das Empresas estatais, ainda que adotem a forma de Empresa Pública de Sociedade Limitada.

 

 

 

Identidade Organizacional
 

Missão

Como Empresa de Multimeios ligada à Secretaria Municipal de Educação, contribuir para o padrão de educação que a cidade deseja alcançar, transformando os novos recursos oferecidos pela tecnologia da informação e da comunicação em recursos civilizatórios, integradores e educativos.
 

Visão

Ser reconhecida por sua participação efetiva na construção de uma educação de qualidade no Rio de Janeiro, por meio de ações de aperfeiçoamento da pedagogia escolar e da pedagogia de vida na cidade, vista como espaço de civilidade, civilização e cidadania.
 

Valores

  • Democratização da informação e do conhecimento;

  • Acesso de toda a população aos bens educativos e culturais;

  • Cidadania;

  • Fidedignidade da informação;

  • Identidade: pioneirismo ao colocar crianças e jovens como protagonistas e apresentadores de seus programas;

  • Herança cultural: discussão de valores do presente e do passado, descobrindo a importância de sua permanência ao longo do tempo;

  • Linguagem leve e instigante;

  • Ética e estética como balizadores da produção.

 

Estrutura/Competências

http://sici.rio.rj.gov.br

Organograma

 

Produtos/Serviços
 

Mídias/Produtos/Serviços – 2015/2016

Mídias para construção do conhecimento em sala de aula - Formação continuada de professores com material impresso, DVD, ensino à distância.

  • Série Ideias e Caminhos;

  • Oficinas MultiRio Itinerante.

Mídias a Favor da Escola, da Família e da Sociedade

Mídia Impressa

  • Jornais, revistas, livros e fascículos;

  • Coleção de livros infantis Que Medo! (Tecnologia Realidade Aumentada).

Mídia TV

  • Ensinar e Aprender;

  • Coletivamente;

  • Como É que É?;

  • Tem Jogo!

  • Rio, Belezas e Afetos (Documentários 450 anos do Rio);

  • Cidade de Leitores;

  • Conceito & Ação;

  • Pequenos Notáveis;

  • Cronistas do Rio;

  • Mochileiros do Futuro;

  • Concertos da Juventude e Como Assim?.

Atendimento a Terceiros/Órgãos Municipais

  • vídeos e registros de eventos.

Veiculação Televisiva

  • contratos com a BandRio e com a NET – canal 26 (documentários, campanhas e séries produzidas).

Mídia DVD/Pen Card

  • MultiKits sob o formato de pen card, contendo séries escolares e informativo-culturais.

Midia Web

  • Portal MultiRio.

WEB TV

  • Ideias e Caminhos;

  • Tempo de Estudar;

  • Traços Urbanos;

  • Curta e Compartilhe;

  • Símbolos da Cidade;

  • É Bom Sabe;

  • Click Rio.

WEB Rádio

  • programas musicais, programas de entrevista, interprogramas e boletins informativos;

  • Atitude Consciente;

  • Escola Show de Bola;

  • Rede Criativa;

  • Ritmos Cariocas;

  • Curte Som;

  • Compositores da MPB.

  • Ser Carioca, Cidade Olímpica;

  • Rio 450 – Você Sabia?;

  • Gerúndio e Cacófato;

  • Fique por Dentro;

  • Faixa Informativa do Jovem/Adolescente;

  • Faixa Informativa do Professor.

Artes Gráficas

  • projetos gráficos para livros infantis e revistas para crianças e jovens;

  • Portal MultiRio;

  • materiais institucionais, incluindo concepção de:

    • fôlderes;

    • cartazes;

    • banners, aberturas;

    • banners, aberturas;

    • storyboards;

    • programas;

    • vinhetas;

    • animações;

    • ilustrações;

    • interferências gráficas para TV e interprogramas;

    • campanhas e jogos educativos.

Ações de Intercâmbio

  • Convênios e parcerias;

  • Licenciamentos de programas;

  • Participação em diversos eventos, festivais e mostras.

Diálogos com a Sociedade

No intuito de melhorar, cada vez mais, a comunicação e o relacionamento com o seu público externo, a MultiRio faz uso, desde 2009, de importantes ferramentas de informação como Twitter, YouTube e Newsletter, que são um canal direto com educadores, crianças e jovens, pais e a sociedade em geral. A participação da MultiRio nas mídias sociais, estreitando o canal de diálogo, possibilita mensurar o alcance das produções desenvolvidas pela Empresa.

Através de sua Ouvidoria, também chegam regularmente sugestões e comentários sobre seus produtos e sua atuação. Esses meios colaboram para um melhor planejamento futuro das ações de trabalho.
 

Complementando as estratégias de divulgação institucional e das produções e ações junto à imprensa, é mantida uma rotina regular de divulgação de notícias.
 

MÍDIAS/PRODUTOS/SERVIÇOS – 2017
 

Mídias para Construção do Conhecimento em Sala de Aula

Formação continuada de professores

Módulo 6º ao 9º ano

Módulo Alfabetização

  • VIII Jornada Pedagógica da Educação Infantil;

  • Interações Pedagógicas.

  • Transformando Conflitos em Oportunidades;

  • Capacitação do Instituto Helena Antipoff;

Mídias a Favor da Escola, da Família e da Sociedade

Mídia Impressa

  • Jornal Nós da Rede;

  • Livro Arte dos Contos (em produção)

Mídia Impressa

  • Jornal Nós da Rede;

  • Livro Arte dos Contos (em produção)

Mídia TV

  • Próxima Página;

  • África Diversa

  • Opinião na Roda

  • Tempo de Estudar (6º, 7º e 8º anos – Matemática)

  • Multiclube

  • Escola, Câmera e Ação

  • Campanhas diversas

Mídia WEB

Web Rádio

  • Rádio Espaçonave Mirim;

  • Revista Rio ao Vivo

Facebook

  • #educa;

  • Esse Lugar Tem História

Jogos Educativos

  • Foca nos Focos;

  • Sou do Bem Animal;

  • Minijogos diversos;

Artes Gráficas e Animação

  • Projeto gráfico e diagramação da Revista Carioca de Educação Pública.

  • Ajustes visuais no Portal MultiRio.

  • Materiais institucionais impressos, como fôlderes, cartazes, lâminas e banners, também para terceiros.

  • Pacotes gráficos (identidade, aberturas, vinhetas e videografismo) para produções de TV.

  • Pacote gráfico e desenvolvimento de jogos educativos.

  • Realização do conjunto de cartas e páginas Web para a série Diz a Lenda – Folclore Brasileiro.

Ações em Trasmídia

  • Aqui Mosquito Não Se Cria (TV, Web e impressos)

  • Aqui É Um Lugar de Paz (TV, Web e impressos)

Mídia DVD/Pen Card

  • DVDs VIII Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Atendimento a Terceiros / Órgãos Municipais

  • Vídeos, registros de eventos, identidades gráficas e design de materiais.

Veiculação Televisiva

  • Canal MultiRio – 26 NET.

Ações de Intercâmbio

  • Convênios e parcerias.

  • Licenciamentos de programas.

  • Participação em diversos eventos, festivais e mostras.

 

Atos Normativos Organizacionais

 


Atos Normativos Específicos para Função

  • Lei Federal nº 6.404 de 15 de dezembro de 1976 - Dispõe sobre as Sociedades por Ações.
  • Constituição da República Federativa do Brasil de 05, de outubro de1988 - Arts. 37 ao 41, Art. 173, § 1º e Incisos, e Art. 205.
  • Decreto-Lei n.º 5.452, de 1º de maio de 1943 - Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
  • Decreto-Lei n.º 972, de 17 de outubro de 1969 - Dispõe sobre o exercício da profissão de jornalista.
  • Lei n.º 6.615, de 16 de dezembro de 1978 - Regulamenta a Profissão de Radialista.
  • Lei n.º 6.533, de 24 de maio de 1978 -Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Artistas e de técnico em Espetáculos de Diversões, e dá outras providências.
  • Decreto n.º 82.385, de 05 de outubro de 1978 - Regulamenta a Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, que dispõe sobre as profissões de Artista e de Técnico em Espetáculos de Diversões, e dá outras providências.
  • Lei n.º 94, de 14 de março de 1979 - Dispões sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Poder Executivo do Município do Rio de Janeiro e dá outras providências.
  • Decreto n.º 84.134, de 30 de outubro de 1979 - Regulamenta a Lei n.º 6.615, de 16 de dezembro de 1978 (Lei do Radialista).
  • Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
  • Lei n.º 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 - Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.
  • Portarias n.º 07, de 22 de abril de 2003 -Disciplina a entrada e a permanência de crianças e adolescentes em locais de diversão e sua participação em eventos públicos e fixa diretrizes para orientação de estabelecimentos comerciais, de ensino e de saúde sobre a proteção dos interesses da pessoa em desenvolvimento.
  • Portarias n.º 14, de 05 de novembro de 2004 -Disciplina a entrada e a permanência de crianças e adolescentes em locais de diversão e sua participação em eventos públicos e fixa diretrizes para orientação de estabelecimentos comerciais, de ensino e de saúde sobre a proteção dos interesses da pessoa em desenvolvimento.
  • Decreto nº 29.280, de 07 de maio de 2008 – Dispõe sobre a classificação das Empresas Públicas e das Sociedades de Economia Mista
  • Lei Federal nº 13.303 de, 30 de junho de 2016 – Dispõe sobre o estatuto jurídico da Empresa Pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
  • Decreto Rio nº 44.698 de, 29 de junho de 2018 – Regulamenta a Lei Federal nº 13.303, de 30 de junho de 2016.


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