Feira Hippie

16/11/2016 04:17:00


 

A feira acontece na Praça General Osório sempre aos domingos


Quem frequenta Ipanema aos domingos já sabe: é dia de Feira Hippie na Praça General Osório. Esse famoso Ponto Carioca se tornou um grande atrativo do bairro por oferecer artes e artesanato de qualidade desde a década de 1960. Por sinal, seu nome vem exatamente dos artesãos hippies que inicialmente fundaram a feira. No início dos anos 70, alguns artistas plásticos, sem muita opção de espaço para exporem seus trabalhos, e dentro da ideia de contracultura do tipo "sem lenço e sem documento", também decidiram ocupar um canto da praça para venderem seus trabalhos.

 

As obras eram interessantes e de qualidade, dentro do estilo de arte alternativa a que se propunham. Então, o público gostou e a feira cresceu para ficar. Mas, apesar do foco maior ser em artes e artesanato, pode-se dizer que na feira se encontra de tudo um pouco. Até móveis e poltronas de couro são vendidas lá. Objetos de uso pessoal como bolsas e cintos de boa qualidade são também encontrados, dentro de um estilo descontraído, herdado da cultura hippie. E para quem não quer comprar nada, já vale o passeio para apenas apreciar as manifestações artísticas e ver o que está acontecendo. Existem barracas de artigos de todos os tipos, inclusive móveis e objetos de decoração, desde pequenas até algumas maiores, onde se pode, inclusive, entrar dentro de uma tenda, quase do tamanho de uma loja e com a mesma quantidade de mercadorias expostas.

 

O acesso é outro ponto positivo da feira. A praça onde está localizada conta com a estação de metrô General Osório, facilitando assim o acesso de pessoas vindas de todos os cantos da cidade. Também existem pontos de ônibus que chegam e partem da praça. Por ficar no início do bairro de Ipanema (para quem vem de Copacabana), este é um ponto muito conhecido e de fácil acesso. Agora, caso queria encontrar um hippie nas barracas, essa é uma missão difícil nos dias de hoje. Os antigos cabelões alvoraçados presos por um faixa amarrada na testa saíram de linha e, atualmente, os novos artistas preferem um visual mais contemporâneo, ainda que alternativo. Mas os produtos, esses sim, mantêm sua qualidade. Dê um pulo na Feira Hippie de Ipanema e curta esse Ponto Carioca tão tradicional.


Imagens relacionadas: