COMPLEXO REGULADOR: UMA NOVA ESTRUTURA PARA ATENDER MELHOR

24/10/2016 04:00:00


 

As novas instalações foram entregues no fim de setembro


Você já ouviu falar sobre o Complexo Regulador do Município? Se ainda não, vamos fazer uma breve explicação. Subordinado a Subsecretaria Geral de Saúde, este é o setor responsável por regular e operar todas as solicitações de emergência e urgência do município do Rio e leitos de hospitais municipais, além de também ser responsável pela marcação de consultas e exames. E este trabalho tão importante ganhou novidades que já estão contribuindo para o dia a dia de quem atua lá e de quem usa o seu serviço.

 

Para começar, o Complexo Regulador recebeu obras de reforma e reestruturação completas, incluindo uma estrutura de logística toda nova. Suas instalações também passaram por uma revisão elétrica e de telefonia, além da chegada de novos mobiliários e painéis de LCD para exibição das informações sobre a regulação e climatização. Outra novidade foi o estabelecimento de um plano de contingência caso falte energia ou internet, fazendo com que os serviços de regulação não sejam interrompidos.

 

Vale destacar que o espaço da estrutura é grande. O local tem capacidade para 100 postos de trabalho para videofonistas, administrativos, coordenadores, médicos reguladores, conta com duas salas de reunião, telefonia com 50 linhas e 120 ramais. Atualmente, cerca de 270 funcionários trabalham no Complexo de Regulação, em um serviço que funciona em tempo integral, 24 horas por dia, operando todas as solicitações de emergência e urgência do município e leitos de hospitais municipais, além da marcação de consultas e exames, como já foi dito.

 

Para se ter uma ideia do alcance deste trabalho, confira alguns números da Central de Regulação Ambulatorial: já foram marcadas 1.299.048 consultas e 469.842 exames pelo Sisreg (162.381/mês) este ano. Em 2015, foram 1.666.604 consultas e 557.663 exames (138.883/mês). A Central de Regulação de Urgência e Emergência recebe, em média, 2.180 solicitações de procedimentos por mês, já tendo sido realizadas 17.501 autorizações até agosto deste ano. Também foram autorizadas, até agosto, 8.243 transferências para leitos hospitalares pela a Central de Regulação de Internação, uma média de 1.030 autorizações de internação por mês. Cariocas e, claro, os funcionários que atuam no Complexo Regulador, agradecem as novidades!


Imagens relacionadas: