O SAMBA COMO INSPIRAÇÃO

26/09/2016 03:00:00


 

O Instituto Pereira Passos definitivamente faz jus à criação de plataformas participativas, realidade cada vez mais presente na gestão pública das cidades inteligentes. E acaba de criar mais uma com a parceria do Instituto Eixo Rio e a Rede Carioca de Rodas de Samba: o novo Portal da Rede Carioca de Rodas de Samba com um Mapa Participativo das rodas da cidade. Com um trabalho de equipe dos mais afinados, o lançamento conta a participação valiosa do pesquisador e servidor do IPP João Grand Junior, geógrafo do Instituto responsável pela realização do projeto.

 

João Grand Jr, geógrafo do IPP que pesquisou e desenvolveu o novo Portal com o Mapa Participativo


À frente da implantação e do desenvolvimento da nova plataforma, João Grand Jr, geógrafo e também estudioso do assunto, utilizou sua pesquisa de doutorado para discutir o papel das rodas de samba como instrumento de desenvolvimento local no Rio.

 

João considera que a plataforma participativa, além de importante instrumento de interação social e de transparência, pode atuar como dispositivo de produção de informações complementares às estatísticas oficiais produzidas pelos órgãos técnicos. "No contexto da hiperconectividade, as pessoas geram diariamente dados e informações essenciais à compreensão das dinâmicas urbanas".

 

Então, por que não firmar uma parceria com a Rede Carioca de Rodas de Samba e utilizar esse conteúdo tão rico em prol da cultura musical da cidade? "Ao criar o novo Portal, o IPP reconhece a iniciativa por compreender a importância da cultura do samba como patrimônio imaterial da cidade e como ativo econômico estratégico para o seu desenvolvimento", afirma João.

 

Por meio de três formulários para captar informações, o novo Portal traça os perfis das rodas de samba, de seus profissionais e de fornecedores e serviços. Com isso, pode analisar diferentes aspectos do impacto socioeconômico das rodas de samba da cidade.

 

Segundo o servidor, até o momento já são 137 rodas cadastradas e georeferenciadas. No portal já foram contabilizados 5.650 acessos, com muitas solicitações em geral de produtores de rodas de samba querendo saber como entrar na Rede e inscrever suas rodas. "A gente ainda vai colocá-lo no visit.Rio", acrescenta João, que adianta: "em breve, com o lançamento do Projeto Circuito Rede Carioca de Rodas de Samba (29/9, na Praça Tiradentes), e o apoio do município, poderão ser realizadas mais pesquisas para enriquecer o mapa participativo". João também coloca outra novidade: "O IPP, junto à Rede, já está trabalhando no desenvolvimento de um App do Mapa Participativo das Rodas de Samba".

 

Para João Grand Jr, é muito importante ver sua tese se transformar em uma ação pública. "É uma felicidade e responsabilidade enormes. O samba carioca é muito grande em termos de importância cultural e mobiliza muitas dimensões da vida social da cidade: afetiva, religiosa, artística, econômica, etc. Como pesquisador, tive o privilégio e a sorte de poder ver parte da minha pesquisa se traduzir em algo efetivamente prático que contribui para o fortalecimento da samba carioca", conclui satisfeito o profissional ao valorizar sua grande fonte de inspiração.


Imagens relacionadas: