Museu do Trem

18/07/2016 03:00:00


 

O Museu do trem fica na Rua Arquias Cordeiro, 1046, Engenho de Dentro


O Ponto Carioca desta semana faz parte da memória ferroviária do nosso país. Estamos falando do Museu do Trem. Inaugurado em fevereiro de 1984, o espaço fica no antigo galpão de pinturas de carros da Estrada de Ferro Pedro II, que após a proclamação da República passou a se chamar Estrada de Ferro Central do Brasil. O prédio abrigou o maior conjunto de oficinas de locomoção da América Latina, que ajudou, inclusive, na formação bairro do Engenho de Dentro.

 

 

O Museu e a sua coleção pertenciam à Rede Ferroviária Federal, extinta há nove anos, cujo acervo considerado de valor histórico e cultural foi absorvido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Depois de um período fechado entre 2007 e 2013, o Museu do Trem foi reformado e adaptado pelo Instituto. Hoje, o seu acervo apresenta mais de mil itens, que abrange equipamentos ferroviários, utensílios, mobiliário e até locomotivas, como a Baroneza. Construída na Inglaterra, o veículo é movido a vapor e foi a primeira a trafegar na estrada de ferro de Petrópolis. Outro destaque é um vagão onde viajou o Rei Alberto, da Bélgica, quando esteve no Brasil em visita oficial, em 1922.

 

A Baroneza, uma relíquia da história ferroviária brasileira

 

 


Atualmente com o nome oficial de Casa do Patrimônio Ferroviário do Rio de Janeiro, o Museu do Trem traz curiosidades interessantes. Exemplo disso é uma relíquia do século 19: o Carro Imperial. O veículo era utilizado pelo imperador Dom Pedro II para ir à residência de verão em Petrópolis. Foi fabricado na Bélgica, em 1886, já no fim do governo do monarca (destituído do poder três anos depois com a proclamação da república). Já a Baroneza (com "z" de acordo com a ortografia da época), tem esse nome em homenagem à Maria Joaquina Machado de Souza, esposa do Barão de Mauá, o responsável pela construção da primeira estrada de ferro do Brasil.

 

 

O Museu do Trem está aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, com entrada franca. Informações, inclusive sobre visitas guiadas para escolas, podem ser obtidas pelo telefone 21 2233-7483. Aproveite e faça um passeio pelos trilhos da nossa história!


Imagens relacionadas: