Você pergunta e a Superintendência das Comissões de Inquérito responde.

11/07/2016 03:00:00


 

 
Nesta edição de julho, a coluna Tira Dúvida Legal chega com mais um tema importante para informar a você, servidor (a). E desta vez, a equipe da Superintendência das Comissões Permanentes de Inquérito da SMA vem esclarecer sobre os processos e irregularidades administrativas relacionadas ao Decreto nº 38.256/2014, mais especificamente em relação ao tema Sindicância Administrativa.
 
Confira abaixo as informações e, caso ainda precise, envie suas perguntas para o e-mail sci_sma@rio.rj.gov.br, colocando o seu nome, Secretaria e número de matrícula. Em breve, suas questões também serão esclarecidas pela coluna. Boa leitura!
 
 
LEIA AS OUTRAS
EDIÇÕES DAS COLUNAS:
Coluna Junho
Coluna Maio
Coluna Abril
Coluna Março
Coluna Fevereiro
Coluna Janeiro
Coluna Dezembro
Coluna Novembro
Coluna Outubro
Coluna Setembro
Coluna Agosto
Coluna Julho
Coluna Junho
Coluna Maio
Coluna Abril
Coluna Março
Disciplinando com clareza
Sindicância Administrativa (aspectos importantes)
 
Considerando o grande número de questões referentes à composição dos membros da Sindicância, bem como dos prazos a serem observados, constantes do Decreto N.º 38.256/2014, julgamos importante registrar tais assuntos, inclusive, no que se refere aos procedimentos envolvendo aplicação de recursos públicos, nos termos abaixo expostos:
 
Qual a composição de uma Comissão de Sindicância?
A Comissão deverá ser composta, obrigatoriamente, por 03 (três) servidores efetivos e estáveis, com indicação de suplentes, conforme determina, expressamente, o art. 21, caput, das Normas Regedoras da Sindicância, a seguir reproduzido: "Art. 21. A sindicância será realizada por uma comissão de três funcionários efetivos e estáveis, com a indicação dos respectivos suplentes".
 
Assim, como consequência da determinação legal supracitada, não podem ser membros os servidores que apresentem os seguintes vínculos jurídico-funcionais: servidores temporários, ocupantes, exclusivamente, de cargos em comissão (inclusive aposentados ocupantes, tão somente, de cargos em comissão), empregados públicos, servidor oriundo de outras esferas administrativas (ex: federal, estadual, distrital e outros Municípios, inclusive, das respectivas Administrações Indiretas), etc.
 
Atenção! Por exceção, na hipótese de inexistir no órgão, comprovadamente, servidores efetivos e estáveis em número suficiente à composição da Comissão Sindicante, esta circunstância deverá ser justificada pela autoridade responsável pela instauração, e com base neste fundamento, a Comissão poderá ser formada por servidor ocupante de cargo de provimento efetivo ainda em estágio probatório (§ 2.º, do art. 21). Registre-se, entretanto, que ainda assim, o servidor é ocupante de cargo de provimento efetivo.
 
Qual o prazo?
Quanto ao prazo máximo para a conclusão dos trabalhos, convém registar que o mesmo é de 45 (quarenta a cinco) dias, podendo ser prorrogado por igual período (totalizando-se deste modo 90 dias), conforme art. 27, do Decreto N.º 38.256/2014.
 
Como atuar em processos que envolvam verbas públicas?
Por oportuno, no que se refere aos procedimentos pertinentes à aplicação de recursos públicos, cujo reflexo é a devida proteção ao erário, bem ainda garantir que os recursos públicos sejam legalmente aplicados em projetos sociais para os munícipes (v.g., áreas prioritárias da saúde e educação); por conseguinte, atitudes e comportamentos inadequados que ocasionem prejuízos aos recursos públicos, desrespeitam os princípios da legalidade e moralidade nos termos do art. 37, caput, da Carta Magna, violando também, diversas legislações como o Dec. Municipal N.º 13.319/1994 (Código de Ética do Servidor Público do MRJ), a Lei de Improbidade Administrativa - Lei Federal n.º 8.429/1992, a, Lei N.º 8.666/1993 (Estatuto dos Contratos e Licitações Públicas); a Lei N.º 10.520/2002 (disciplinadora da nova modalidade licitatória denominada: "Pregão"), e, especialmente, o Regulamento Geral do Código de Administração Financeiro e Contabilidade Pública do MRJ - RGCAF, aprovada pelo Decreto N.º 3.221/1981 (com as alterações processadas pelo Decreto N.º 40.337/2015).
 
Condutas que se constituem em irregularidades de improbidade administrativa: má utilização/aplicação de verbas públicas (ex: utilização dos recursos do Sistema Descentralizado de Pagamento – SDP, em despesas não comprováveis ou com fraude, com o intuito de beneficiar, ilicitamente, o próprio agente e a terceiros e; má e/ou indevida utilização do Programa de Melhoria Física das Unidades Escolares da Rede Municipal – PME, isto é, a inadequada aplicação e ou indevida apropriação de tais recursos públicos). Logo, o dinheiro público deve ser alvo de rigoroso controle e proteção, tendo em vista que sua má aplicação gera descumprimento às legislações supracitadas, podendo, deste modo, gerar sanções disciplinares aos servidores infratores (após o cumprimento dos princípios do devido processo legal, do contraditório e ampla defesa – insc. LIV e LV do art. 5.º da Carta Magna).
 
Equipe da A/SCI