27/06/2016 03:00:00
![]() |
A Arena Carioca 2 pode receber até 10 mil pessoas |
Mais um palco dos Jogos Rio 2016 está pronto para receber os maiores nomes do esporte olímpico e paralímpico: a Arena Carioca 2. Inaugurado em maio, o espaço está localizado no Parque Olímpico da Barra e tem capacidade para receber até 10 mil pessoas. Esse é um palco fundamental para nós brasileiros, afinal, lá acontecerá a modalidade que mais medalhas olímpicas nos deu e, mais uma vez, é esperança de pódio para o Brasil: o Judô. Neste espaço, ainda acontecem as competições de luta livre e greco-romana, além da bocha paralímpica.
Última das três arenas entregues, a Arena Carioca 2 já está sob administração do Comitê Organizador. Por isso, passou por alguns eventos-teste importantes, como a final do campeonato nacional de basquete (NBB), em que recebeu grande público da torcida do Flamengo. E o saldo foi bastante positivo. A estrutura foi conferida e aprovada por representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) e também por atletas da Seleção Brasileira de bocha paralímpica.
![]() |
A Arena Carioca 2 tem 23 mil m² de área |
Outro ponto positivo da Arena Carioca 2 é o legado que ficará para a cidade após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. As arquibancadas provisórias serão desmontadas e o espaço terá salas de treinamento permanentes construídas sobre as lajes para atletas de alto rendimento que venham a se preparar para as próximas Olimpíadas e demais eventos internacionais. A prefeitura prevê que as modalidades praticadas na Arena serão badminton, esgrima, judô, ginástica rítmica, trampolim, luta livre, greco-romana, levantamento de peso e tênis de mesa. A expectativa é a de ampliar a formação de novos atletas.
Os 23 mil m² de área da Arena Carioca 2 também prezam pelo respeito à acessibilidade, com rampas de acesso, banheiros e vestiários adaptados. Em relação à estética, o desenho da sua fachada se inspirou nas montanhas da cidade, com formato sinuoso e pilares de madeira. Um projeto que recebeu selo de qualidade da nossa única campeã olímpica de judô, Sarah Menezes. "A estrutura está excelente, estou achando tudo muito lindo. Agora a expectativa é do público, né? Dentro da arena, torcendo para o Brasil, numa motivação bem agradável. Vou esperar o momento, o mês e o dia chegar para dar o meu máximo".
Imagens relacionadas:






