OCUPAÇÃO URBANA INDOOR

20/06/2016 03:34:00


 

As Cidades das Artes, na Barra da Tijuca, realiza pela primeira vez uma exposição de arte urbana inspirada nas manifestações artísticas que interferem nas comunidades e ruas da cidade. Com o título "Ocupação Urbana", a mostra está sendo realizada em parceria com o GaleRio, espaço criado pela prefeitura para fomentar a cena artística urbana do Rio.

 

Até 30 de junho, a Cidade das Artes estará reunindo 14 artistas, já prestigiados pela crítica, que ocupam o espaço expondo obras eminentemente criativas. Muitas vezes abstratas, elas vão de mobiliários construídos a partir de sucatas e customizados com grafite, até trabalhos que se expandem para além dos suportes e se espalham pelo chão.

 

Tela "Dança" de Smael


A arte abstrata representada por Smael, que já expôs na Holanda e na França, também está presente na exposição, e em grandes chapas de metal trabalhadas por Téo Senna. Já Tito Senna, seu irmão, surpreende o visitante que se depara com a instalação de fitas adesivas coloridas, no paredão oposto à entrada da Galeria.

 

"Atenção Obras" de Meton


Integram também a mostra a poltrona do escultor e skatista Jorge Cupim, que se inspirou nas pedras portuguesas para descrever a urbanidade do skate, e as placas de sinalização com os personagens Ratones, de Meton.

 

 
Cristine Nicolay, curadora da mostra, coordenadora executiva do Instituto EixoRio
e coordenadora do GaleRio, ao lado de Sergio Perim Faria Júnior, Secretário de Cultura


A Galeria 2 sublinha mais ainda o conceito urbano da exposição ao mostrar as telas de Acme, já expostas em Paris, e de Tick, ambos famosos por suas oficinas e mutirões comunitários. E os cartoons criados por Cazé, do personagem autobiográfico "Barbudinho".

 

Banco Balança Mas Não Cai, de Davi Rezende

 

Tela "Urna Azul, de Sark


Completam a lista, obras dos idealizadores e fundadores do Meeting of Favelas (MOF), ação que há dez anos reúne grafiteiros do mundo inteiro para levar arte a comunidades fluminenses: Carlos Bobi e seu inconfundível retratismo, e KajaMan, cujo estilo afro-latino é inspirado em manifestações africanas de países latinos, como a música e a cultura indígena. Todas as obras estão à venda.

 

Cidade das Artes. Arquitetura arrojada e fomento à cultura


Não deixe de visitar. E aproveite para conhecer a Cidade das Artes, com mais de 80 mil m² de área construída, arquitetura arrojada pós-moderna do francês Christian Portzamparc e uma programação cultural e educacional, que tem tudo para fazer parte do seu calendário de lazer. Desde sua inauguração em 2013, já recebeu importantes nomes da cultura brasileira e internacional e atraiu mais de 700 mil visitantes.

 

A instituição também está voltada para a formação de plateia e o fomento às atividades socioeducativas destinadas a jovens estudantes do Rio.