“A grande virtude é que possuímos um DNA que nos permite sonhar cada vez mais alto”.

13/06/2016 03:00:00


 

 


 
Paulo Mangueira atua na Prefeitura do Rio desde 1996


O nosso Mandou Bem desta semana tem uma trajetória de muito sucesso na Comlurb. Estamos falando do Paulo Mangueira, Diretor de Serviços Especiais e Ambientais da companhia. Essa história começou em 1996, quando entrou para a Gerência de Manutenção de Veículos, com a missão de implantar processos de manutenção preventiva para uma frota de 101 veículos. E foi um sucesso. De lá para cá, Paulo assumiu cargos de liderança também como Gerente de Divisão de Manutenção Preventiva - Diretoria de Transporte e Logística, Gerente Operacional do Centro da Cidade (Diretoria de Serviços Sul), Coordenador Operacional de Transporte e Logística (Diretoria de Transporte e Logística), Gerente de Planejamento e Controle (Diretoria de Serviços Oeste), entre outros, até assumir a função atual.

 

Pós-Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ), com MBA Transporte e Logística (FGV) e Gestão Executiva (COPPEAD), Paulo é um daqueles profissionais incansáveis. Fato que, inclusive, acaba tornando difícil a escolha dos momentos mais marcantes na prefeitura. "São duas décadas de grandes momentos, onde diversos desafios foram enfrentados com sucesso, tais como: Implementação da cultura de manutenção preventiva de frota, implantação da COMLURB na Ilha do Governador após 5 anos de terceirização completa dos serviços de limpeza no bairro, desenvolvimento de novas rotinas operacionais para adequação aos novos cenários enfrentados, principalmente na região do Centro da Cidade (revitalização e ocupação da Lapa pelos moradores, carnaval de rua), desenvolvimento de contratos de terceirização de frota, otimização de processos operacionais com ajuste de mão-de-obra, implantação da gerência TRANSOESTE para cuidados dedicados a esta via, além de fazer parte do seleto grupo do Programa Líderes Cariocas".

 

Em relação à Comlurb, Paulo é puro orgulho sobre o trabalho realizado de toda a equipe. "O modelo de gestão adotado, baseado na meritocracia, permite o desenvolvimento contínuo dos processos, tendo como objetivo principal a satisfação máxima dos nossos clientes, a população do Rio de Janeiro, gerenciando os resíduos sólidos de forma eficiente, sustentável e universalizada. Tudo isso de forma a manter a cidade limpa e fazendo o carioca mais orgulhoso, saudável e feliz. A grande virtude é que possuímos um DNA que nos permite sonhar cada vez mais alto, sempre com foco no resultado, no fazer bem feito, com intenso comprometimento, entusiasmo e simplicidade. Para nossa organização, não existe meio termo no que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço e a dedicação. Que venham os Jogos!", conclui.

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre este grande destaque da Comlurb, confira outros interesses do Paulo Mangueira.

 

MANDOU BEM:

 

1. Que lugar da cidade é mais especial para você? Por quê?
São dois: Tijuca, por ser meu bairro natal, onde nasci e moro até hoje. E Barra, por ser onde posso relaxar pegando uma praia e vendo o horizonte.

 

2. Das mudanças que estão acontecendo no Rio, o que você acha que ficará de melhor?
Sem sombra de dúvidas, o legado referente ao incremento da mobilidade, da acessibilidade e das estruturas e equipamentos olímpicos.

 

3. O que você tem de melhor para dar para a sua cidade?
O amor incondicional por ela, que me faz contribuir para a sua permanente valorização e que seja reconhecida como uma das cinco capitais mais limpas do hemisfério sul até 2018.

 

4. Se você não atuasse na sua área, em que outra função gostaria de trabalhar na Prefeitura? Por quê?
Tenho a sorte de combinar formação, vocação e satisfação aqui na Comlurb, contudo, a área de transportes/logística também me agrada.

 

5. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Estar reunido com amigos fazendo churrasco e jogando conversa fora.

 

6. Qual é o seu petisco favorito?
Pastel de carne do bar do Adão.

 

7. A Rio 2016 está chegando. Com qual modalidade esportiva você mais de identifica? Pratica ou já praticou alguma?
Atletismo. Sempre pratiquei corrida, além de ser o esporte que originou os Jogos Olímpicos.

 

8. Qual é o lugar ideal do Rio para se praticar esportes?
Pela sua vocação, qualquer lugar ao ar livre.

 

9. O que você entende por espírito olímpico?
Transmitir um comportamento de quem quer ser modelo do "melhor do ser humano".

 

10. Desde que você entrou na Prefeitura, qual realização te deu mais orgulho como funcionário/servidor?
Foram várias ao longo dos últimos 20 anos, mas nada se compara com a honra e orgulho que terei por participar ativamente das Olimpíadas, ao liderar a Diretoria de Serviços Especiais e Ambientais, responsável pela programação e execução da limpeza do Parque Olímpico.