Exposição Memorial Getúlio Vargas: uma viagem no tempo pela história de um líder

06/06/2016 03:44:00


 

Um panorama completo da era Vargas


Com o objetivo de registrar a história do estadista Getúlio Vargas, reconhecido pelo impacto social e político de suas atuações como presidente do país, durante 19 anos, a Prefeitura do Rio criou o Memorial Getúlio Vargas em agosto de 2004. Uma forma também de homenagear esse influente governante brasileiro que viveu três décadas na cidade durante o tempo que era capital da república.

 

Imagens curiosas que revelam a trajetória do ex-presidente do Brasil


Desde então, sua história, composta por fotos, filmes, textos de jornais da época, documentos e áudios originais, pode ser vista em uma exposição permanente dentro de um espaço que valoriza a memória cultural da cidade. A mostra revela o longo período no qual Getúlio estabeleceu uma intensa relação de amor com povo e de rejeição com a elite da cidade.

 

Carta-testamento, na qual Getúlio afirmou que saía da vida para entrar na história.


Partindo de uma completa cronologia de sua vida pública, até registros da carta-testamento deixada por ele antes de seu suicídio no Palácio do Catete, o Memorial preserva de forma impecável a memória de Getúlio Vargas, que representa boa parte da memória do Brasil do século XX.

 

O povo na rua se despede de Getúlio Vargas


Como visitante você poderá conferir imagens reveladoras do povo carioca nas ruas para apoiar o presidente e também se despedindo do líder após sua morte trágica. E mais. Nos terminais de consulta, presentes no espaço da exposição, poderá assistir aos documentários de curta direção realizados durante o Governo Vargas e tomar conhecimento de depoimentos de pessoas próximas de Getúlio e dos bastidores do poder. Uma aula de História do Brasil imperdível.

 

O Memorial Vargas foi projetado pelo arquiteto Henock de Almeida 


O Memorial Vargas, além da sala de exposição, possui acervo com peças como cartazes, móveis e postais relativos à época Vargas e auditório para 116 lugares- aberto para eventos, shows, palestras, workshops e exibição de filmes.

 

E o que também é importante: se tornou um espaço educativo disponibilizado para os estudantes em geral e, em particular, os da Rede Municipal, ao receber professores e seus alunos por meio de agendamento de visitas.

 

O Memorial Vargas fica na Praça Luís de Camões, na Glória, e sua exposição permanente está sempre aberta ao público de terça a domingo, das 10 às 19 horas. A entrada é franca.


Imagens relacionadas: