CENTRO DE OPERAÇÕES AINDA MAIS PERTO

16/05/2016 03:00:00


 

A Unidade Móvel pode se conectar de qualquer ponto da cidade com o COR.


Além de acompanhar de perto a rotina do município durante 24 horas por dia, sete dias por semana, o Centro de Operações Rio agora está ainda mais perto das ocorrências da cidade. Isso porque já está em funcionamento a Unidade Móvel COR (UM-COR), uma base remota e com alta tecnologia embarcada para atuar em situações de crise/emergências e em grandes eventos. Tudo funciona a partir da tecnologia Instant Connect, que se conecta de qualquer ponto da cidade com os operadores na sede do Centro de Operações, na Cidade Nova, de forma instantânea, confiável e segura.

 

Pedro Junqueira, Chefe Executivo do Centro de Operações Rio. 


Entre as funcionalidades do equipamento estão: comunicação de voz, dados e vídeo de altíssima qualidade, além da disponibilização de pontos de acesso Wi-Fi para os usuários que estiverem no local onde o equipamento for instalado. Vale destacar também que a base móvel traz um conjunto de soluções inovadoras jamais implementadas no Brasil. Tal investimento é resultado da parceria com a Cisco, líder mundial em Tecnologia da Informação, e responsável pela instalação do sistema de telefonia do COR e do sistema de telepresença, que conecta a Sala de Crise do Centro à sede da Defesa Civil Municipal e à residência do prefeito. E a UM-COR chega para dar continuidade ao compromisso da empresa em construir um legado duradouro para a cidade após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

 

"Os usuários da Unidade Móvel poderão simultaneamente acessar a internet, realizar teleconferências e fazer ligações por meio de telefones IP, integrando também rádios e telefones celulares. A câmera integrada vai capturar e enviar imagens em tempo real para o Centro de Operações. Isso nos possibilita uma avaliação mais precisa da situação no local. Além dos Jogos Rio 2016, a tecnologia também vai ajudar na operação de outros grandes eventos no Rio de Janeiro e em situações de emergência", conta Pedro Junqueira, Chefe Executivo do Centro de Operações Rio.

 

Nina Lualdi, diretora sênior de Inovação da Cisco na América Latina


Nina Lualdi, diretora sênior de Inovação da Cisco na América Latina, destaca o diferencial do rápido deslocamento deste equipamento. "É a primeira vez que uma cidade brasileira contará com uma solução integrada destas características para operações remotas, mesmo em locais que estejam com comunicação restrita por algum motivo. Seu formato compacto ainda permite que ele seja transportado rapidamente para o local do evento. Estamos compartilhando nossa expertise com a Prefeitura do Rio de Janeiro para que a solução atinja todo o seu potencial".

 

E esta ampliação de atuação oferecida pela UM-COR já está em pleno funcionamento após algumas iniciativas. Entre eles, o evento-teste da Maratona, quando foram necessárias grandes interdições viárias que nunca foram realizadas pelos órgãos de trânsito, além da Copa Brasil de Marcha Atlética, na Praia do Pontal, em mais um dos eventos-teste de preparação para os Jogos Rio 2016. Para essa competição, que contou com a participação de 30 atletas de dez países, foi preciso realizar o bloqueio de parte da Avenida Lucio Costa, no Recreio dos Bandeirantes.