Conhecimento sem distâncias

09/05/2016 03:00:00


 

O CREJA fica na Rua da Conceição, 74 - Centro 


Atender a jovens e adultos que, por diferentes situações de vida, não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental em escolas de regime presencial, e que buscam dar continuidade aos estudos gerindo o próprio tempo e a forma de aprendizagem. Esse é o principal objetivo do curso de Educação de Jovens e Adultos por meio da Educação a Distância (EJA/EAD), oferecida no Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos, o CREJA, da SME. Desde 2012, essa modalidade é mantida em parceria com o Instituto Guararapes/Fundação Trompowski, que disponibiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

E para quem está em busca de retomar os estudos, aí vai uma boa notícia: uma nova turma está com inscrições abertas até o dia 19/05. Segundo Fátima Valente, diretora do CREJA desde 2012, e funcionária da prefeitura desde 1985, muitas vezes o investimento nesta volta aos estudos significa superação. "A EAD na Educação de Jovens e Adultos tem algumas peculiaridades próprias que a diferem de um curso comum de EAD: o perfil do público que exige dos professores um investimento permanente na autoestima dos alunos e numa relação afetiva que possibilite seu empoderamento, ‘eu posso, eu consigo', pois muitos trazem histórias de fracassos escolares e/ou de impossibilidades de continuidade de estudos por necessidade de sobrevivência e outra marca é a alfabetização digital. Alunos que muitas vezes vão ter o contato com a máquina pela primeira vez e se apropriam de conhecimentos tecnológicos através do curso."

 

Daniel de Oliveira, Professor Orientador na EAD do CREJA, e servidor desde 2008, conta quais são os documentos necessários para a inscrição. "Para a matrícula, eles precisam apresentar: o histórico escolar (original) ou a declaração que comprove uma escolaridade mínima até o 7º ano; cópias do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência; e 2 fotos (3x4). A expectativa desta nova turma é de alcançarmos, ao menos, cem novos alunos. Esclareço que temos como meta anual 300 alunos." E Fátima ainda complementa: "para efetivar a matrícula, os candidatos passam por um processo de seleção que envolve uma prova para verificar conhecimentos básicos do ensino fundamental e uma entrevista que analisa o perfil do aluno e seus conhecimentos como usuário de tecnologia. O curso tem duração de três meses, é para término do Ensino Fundamental, sendo oferecido apenas para os últimos anos (8º e 9º anos) para pessoas com idade mínima a partir de 17 anos".

 

Entre os diferenciais do curso, Daniel destaca que o próprio aluno tem um papel fundamental no seu sucesso. "O principal diferencial da EAD está na possibilidade do aluno organizar o próprio tempo de estudo com autonomia e de acordo com a sua disponibilidade. Conversamos com o candidato sobre a importância da autonomia e disciplina com o tempo de estudo, bem como conhecimento básico de uso da internet para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Mas a equipe de professores acompanha o desenvolvimento do aluno ao longo do curso, estando sempre à disposição para auxiliá-lo em dúvidas/dificuldades, por meio das tutorias que podem ser virtuais ou presenciais. Eles costumam expressar muita alegria e gratidão, pois os estudantes da EJA, em geral, possuem uma história de superação. E não é raro nos depararmos com sujeitos com um grande potencial."

 

Fátima Valente, Daniel de Oliveira e Mariana Souza,
integrantes da equipe CREJA

 

Entre estas histórias de alunos que chamam a atenção, Fátima destaca algumas: "temos várias histórias, já que estamos no nosso 5º ano de trabalho com a modalidade EJA-EAD no município do RJ. Temos a história do Seu João, aluno idoso que tinha medo do computador e durante o curso comprou seu notebook; a história do Rubens, morador de rua, que completou o seu curso e retornou a atuar no teatro; a história da família (mãe, filha, genro) que, juntos, vieram terminar o ensino fundamental, um dando ‘força' ao outro; a história do Carlos que estava em regime semiaberto e, através da EAD, conseguiu conciliar emprego e estudo; a história da Maria, deficiente auditiva com dificuldades de conviver em grandes grupos, superou seus medos e hoje cursa o Ensino Médio; a história do aluno Salatiel, que chegou com o sonho de ser juiz e hoje está cursando Direito. Enfim, muitas histórias que nos dão força para insistir na expansão da proposta para outras áreas da cidade".

 

Para finalizar, os professores resumem o que sentem ao trabalhar diretamente com a Educação em nossa cidade. "Significa justamente ajudá-los a construir instrumentos para atuarem enquanto cidadãos no mundo em que vivem com condições para transformarem-se e transformá-lo também. A Educação me motiva por eu compreender que estou contribuindo, de alguma forma, para com o outro e para com a construção de uma sociedade", relata Daniel. Já Fátima conta que a maior motivação é contribuir para ampliar a leitura de mundo destas pessoas. "Assim ampliamos sua participação social. Acredito que desta forma estamos a serviço do cidadão. Penso ser necessário resgatar o sentido de serviço público para qualquer setor, mas principalmente na Educação que é aquele que mais pode promover as condições para a transformação social. Portanto, precisamos oferecer outras alternativas de estudo para a população para que mais cariocas possam terminar seu Ensino Fundamental, melhorar sua condições de vida, se qualificar mais e assim fazer a cidade maravilhosa para todos. Gostaríamos de aproveitar para convidar àqueles que desejam concluir o Ensino Fundamental a vir ao CREJA, pois nossas matrículas para a 2ª turma de EAD de 2016 estão abertas até 19 de maio. O CREJA fica na Rua da Conceição, 74 – esquina com a Avenida Presidente Vargas, próximo ao DETRAN-RJ", conclui Fátima.