Prevenção pertinho de você

05/05/2016 03:00:00


 

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou em toda a cidade no dia 25/04 (Foto Leandro Marins)


Todo cuidado com a gripe é pouco. Ainda mais em tempo de viroses mais diversificadas e poderosas, como o H1N1. Pensando nisso, a Prefeitura do Rio antecipou a campanha de vacinação, que começaria no dia 30 de abril, para o dia 25. Desta forma, a vacina passou a estar disponível prioritariamente para crianças de seis meses a 5 anos incompletos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e doentes renais crônicos antes do prazo pré-estabelecido. Também estão no grupo idosos a partir de 60 anos, mulheres até 45 dias após o parto e profissionais de saúde.

 

Uma ótima notícia é que, além dos postos distribuídos por toda a cidade, o Centro Administrativo São Sebastião (CASS) também terá o seu posto de vacinação para servidores. Quem nos deu mais detalhes da iniciativa foi a servidora Ana Maria Raposo Moraes. Há 45 anos na prefeitura, Ana é diretora do posto médico do CASS. "A vacinação aqui vai acontecer nos dias 13 e 19 de maio. É voltada para todos os profissionais que trabalham no Centro Administrativo São Sebastião, com exceção das pessoas que apresentarem quadro de febre e gripe. Pessoas alérgicas a ovo ou que já tenham apresentado reações severas à vacina da gripe comum também não devem receber a vacina contra o H1N1."

 

Ana Raposo está há 45 anos na Prefeitura do Rio


Segundo Ana, desta vez a expectativa é superar o número de servidores imunizados em relação à vacinação do ano passado, quando cerca de 3.800 pessoas receberam a vacina no Posto de Saúde CASS. "Os servidores de todas as secretarias e órgãos atuantes no CASS se envolvem nestas campanhas, buscando informações e aderindo nos dias de vacinação. Nosso objetivo é garantir a saúde do trabalhador, contribuindo para o bem-estar no ambiente de trabalho e reduzindo o número de faltas ao trabalho. Para mim, trabalhar com o servidor e com a saúde das pessoas que atuam em prol do cidadão é sempre muito prazeroso e gratificante. Vale a pena todos os dias e é o que me faz trabalhar aqui na prefeitura há 45 anos."

 

Para encerrar, Ana faz um convite a você, servidor(a): "venha, imunize-se e garanta que a sua saúde esteja bem cuidada. Afinal, trabalhador saudável é um cidadão bem mais feliz", conclui.