Guerra ao Aedes aegypti! Combata o foco

04/03/2016 16:19:00


 

Marcus Vinicius Ferreira, Coordenador de
Vigilância Ambiental em Saúde da SMS

 

Vencer o Aedes aegypti, esse inimigo que vem surpreendendo a cada verão, depende muito de você. Ele é uma ameaça também à sua saúde. Para a toda equipe da SMS que está à frente nas ações de prevenção da dengue, zika ou chikungunya, é fundamental contar com o seu envolvimento. Faça a sua parte! As armas para combatê-lo estão em suas mãos.

 

Segundo o Coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde da SMS, é muito importante que as pessoas estejam atentas. Principalmente aos locais que são propícios à proliferação de larvas que possam virar foco, como caixas d´água e depósitos destampados, piscinas cheias sem uso, calhas entupidas e pratos de vaso de plantas sem areia. E mais: que permitam a entrada do agente público de saúde em seu imóvel e, além da vistoria, tirem todas as dúvidas com ele relativas à prevenção. E o que ninguém pode esquecer: repassar ao agente ou ao 1746 denúncias ou suspeitas de locais em que possa haver criadouros.

 

Enquanto isso, o município está fazendo a sua parte. "A SMS conta com mais de 3 mil agentes de vigilância ambiental em saúde e mais de 5 mil agentes comunitários de saúde que estão diariamente em campo em toda a cidade, durante o ano todo combatendo focos e orientando os moradores", afirma Marcus Vinicius, que acrescenta: "todas as áreas são trabalhadas da mesma maneira, variando de acordo com a necessidade".

 

Para Marcus Vinicius, é essencial que as ações de vistoria e as informativas para conscientizar os cariocas sejam contínuas e intensificadas pontualmente. E é o que a Saúde vem realizando. "Entre dezembro e janeiro, todas as Coordenações de Saúde das Áreas de Planejamento da cidade realizaram em seus territórios mutirões focados na mobilização e orientação dos moradores", esclarece.

 

Só em 2015, foram feitas, ao todo, 10,075 milhões de visitas de inspeção aos imóveis em todo o município, para busca e eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os trabalhos continuam a todo o vapor este ano, 1.997.827 visitas já foram realizadas.

 

Fica aqui um recado categórico da Saúde para todos: como 80% dos criadouros do Aedes aegypti estão no ambiente domiciliar, o combate aos focos do mosquito é um dever de todos. A população precisa ajudar eliminando em suas casas e quintais os potenciais criadouros do mosquito. Aprenda a reconhecer no quadro abaixo as variações de sintomas das doenças causadas pelo Aedes: