“Motiva pensar que meu trabalho contribui para a melhoria da qualidade de vida dos cariocas”

07/03/2016 03:00:00


Mariana Toledo atua na prefeitura desde 2010
 

Nesta semana, quem manda muito bem aqui no Portal do Servidor é a Mariana Peixoto de Toledo. Arquiteta concursada da prefeitura, ela integra, desde 2010, o Escritório de Gerenciamento de Metas e Resultados da Secretaria da Casa Civil, onde atua como coordenadora. Sua relação com a prefeitura começou lá trás, em 2001, quando ainda estava na faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Mariana foi estagiária da RioUrbe e trabalhou com diversos projetos de urbanização.

 

"Em 2002, me formei e continuei prestando serviço para a RioUrbe, até 2004. Depois fui morar fora do país, fiz mestrado e trabalhei em outras empresas (sempre em projetos voltados para a área pública). Já em 2010, o destino me trouxe de volta à Prefeitura do Rio. Uma amiga que já trabalhava na Casa Civil me indicou para uma vaga e voltei como assessora no Escritório de Gerenciamento de Metas. Em 2011, passei no concurso para arquiteto, mas permaneci trabalhando no mesmo local. E como coordenadora aqui já atuo desde fevereiro de 2015", resume.

 

Segundo Mariana, sua função na CVL é caracterizada pela rotina. "Sempre os primeiros meses do ano são mais agitados e mais desafiadores (período que estamos agora), quando fechamos os resultados dos Acordos de Resultados do ano anterior e definimos as metas e assinamos os novos Acordos para o novo ano. Os demais meses consistem no acompanhamento das metas. O que me dá mais prazer é conhecer e acompanhar os projetos mais importantes que estão sendo realizados por diversos órgãos da prefeitura nas diferentes áreas. E o que mais me motiva é pensar que meu trabalho contribui para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos cariocas." Agora que você já conhece um pouco mais deste destaque da Prefeitura do Rio, confira outros interesses da Mariana Toledo.

 

MANDOU BEM:

 

1. Que lugar da cidade é mais especial para você? Por quê?
Adoro o bairro em que moro desde a infância: Laranjeiras. Lá as pessoas se conhecem, caminham a pé nas ruas e se encontram na feira aos sábados e domingos para ouvir um bom chorinho.

 

2. Das mudanças que estão acontecendo no Rio, o que você acha que ficará de melhor?
A forma de planejar a longo prazo e gerenciar bons projetos pra cidade, a partir da publicação dos Planos Estratégicos, priorizando principalmente projetos para as Zonas Norte e Oeste, que são as que mais precisam de investimentos.

 

3. O que você tem de melhor para dar para a sua cidade?
Muita energia e vontade de realizar pra ter uma cidade cada vez melhor.

 

4. Se você não atuasse na sua área, em que outra função gostaria de trabalhar na Prefeitura? Por quê?
Voltaria a trabalhar com projetos urbanos.

 

5. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Poder sair pelas ruas calçando chinelos, sem ninguém (ou quase ninguém se importar!), tomar um mate com limão e comer biscoito Globo.

 

6. Qual é o seu petisco favorito?
Bolinho de bacalhau.

 

7. A Rio 2016 está chegando. Com qual modalidade esportiva você mais de identifica? Pratica ou já praticou alguma?
Pratiquei natação até a adolescência. Hoje em dia só assisto!

 

8. Qual é o lugar ideal do Rio para se praticar esportes?
Lagoa Rodrigo de Freitas, para caminhar, correr e andar de bicicleta.

 

9. O que você entende por espírito olímpico?
Participar e trabalhar em equipe em busca do melhor resultado.

 

10. Desde que você entrou na prefeitura, qual realização te deu mais orgulho como funcionário/servidor?
O fechamento dos Acordos de Resultados de 2010, que foi o primeiro a ser pago a vários órgãos e tivemos muito trabalho, pois éramos uma equipe bem reduzida.