07/03/2016 03:00:00
![]() |
O Quebra Mar fica no início da Barra da Tijuca |
Localizado no canto esquerdo da praia da Barra, bem próximo ao Morro da Joatinga, fica o Quebra Mar. Conhecido como área dos surfistas e praticantes de SUP (Stand Up Paddle), as boas ondas do local chamam logo a atenção, apesar de também serem traiçoeiras. Os mais experientes, inclusive, avisam sempre sobre os cuidados ao entrar no mar, principalmente após noites chuvosas, que deixam a maré mais agitada no dia seguinte. Os turistas, é claro, também não deixam de aproveitar a bela vista da praia.
Quem ainda marca presença no Quebra Mar são os pescadores. A maioria prefere à noite, quando não existe a chance de conflitos com os surfistas, banhistas ou mergulhadores, que também costumam explorar o local. Já em terra, a região oferece algumas boas opções de quiosques para lanches ou até mesmo para almoço nos restaurantes, como o Quebra Mar, também muito frequentado. Adjacente à parte do bairro conhecida como Jardim Oceânico, a região mais antiga da Barra da Tijuca, o Quebra Mar conta ainda com um píer que funciona como ponto de encontro.
![]() |
A tradicional Barraca do Pepê |
O Quebra Mar fica localizado no final da Avenida do Pepê. Um nome muito forte não só na região, como em toda a cidade. Afinal, Pepê foi o pioneiro na venda de sanduíches e sucos naturais numa época em que as barracas de praia tinham cardápios bastante restritos. Seus produtos conquistaram um público cativo entre surfistas, praticantes de voo livre e atletas em geral, o que acabou tornando aquele trecho da orla um dos mais bem frequentados do Rio.
E por que Quebra Mar? Esse é o nome dado às estruturas costeiras que têm o objetivo de proteger a costa ou um porto da ação das ondas do mar. Essa estrutura se dispõe transversalmente em relação à costa e tem como função a retenção de sedimento. Desta forma, impede a erosão costeira. Muito se confunde sobre o quebra-mar, dique e molhe. Um quebra-mar possui as duas extremidades dentro d'água, enquanto que um dique possui sempre as duas pontas na terra. Já o molhe possui uma extremidade em terra e outra no mar. Apesar desta clara distinção, é muito comum entre leigos a confusão dos termos.
Imagens relacionadas:





