Frota olímpica novinha

23/11/2015 04:00:00


 

As novas viaturas foram apresentadas no Campo de Santana


Um dos legados da Guarda Municipal para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 já está ganhando as ruas. São as 353 novas viaturas que serão empregadas no patrulhamento da cidade já a partir desta semana. Com uma nova identidade visual, alusiva às belezas naturais do Rio, as viaturas foram apresentadas pelo secretário municipal de Ordem Pública, Leandro Matieli, e pelo comandante da corporação, Rodrigo Fernandes, no Campo de Santana, no Centro do Rio.

 

Segundo o comandante Fernandes, o perfil da nova frota foi planejado para dar mais mobilidade à rotina de atuação dos guardas municipais. "Tivemos um enorme ganho operacional com a renovação da frota. Com a aquisição de mais ônibus, vans e picapes, vamos aprimorar a logística de transporte de efetivo. Também vamos otimizar as operações com o emprego dos novos caminhões", destacou o comandante durante a apresentação dos veículos. É importante frisar que, além dos veículos pesados, a GM-Rio também investiu na adoção de uma quantidade maior de motocicletas, que darão maior mobilidade ao patrulhamento e na fiscalização de trânsito, agilizando assim o deslocamento dos guardas para atendimento de demandas, principalmente as encaminhadas pela população por meio da Central 1746.

 

A nova frota é composta por: 102 motocicletas, 94 veículos leves, 68 picapes grandes, 26 picapes pequenas, 57 vans, três micro-ônibus, dois caminhões e um ônibus. Como já destacamos, todas elas trazem uma identidade visual moderna e com linhas mais leves, incluindo imagens alusivas ao sol e ao Pão de Açúcar, em referência às belezas naturais da cidade. Um trabalho realizado a custo zero, afinal, guardas e funcionários ilustradores, desenhistas e designers gráficos da própria corporação participaram da elaboração.

 

Márcio Sterque, designer gráfico e um dos responsáveis pela nova arte dos veículos


"Procuramos trabalhar com elementos que são a cara do Rio. Não há como olhar para o Pão de Açúcar e não lembrar da Cidade Maravilhosa, principalmente em um período em que a cidade terá grande projeção, por conta das Olimpíadas", conta o servidor Márcio Sterque, designer gráfico e um dos responsáveis pela nova arte dos veículos. Com mais de 10 anos de serviços prestados à corporação, o designer também afirmou que ainda está se acostumando em ver seu trabalho ganhando destaque, e que está muito feliz de poder contribuir para a corporação com seu talento.


Imagens relacionadas: