Bibliotecas da cidade: uma homenagem aos professores,
cuja missão maior é ensinar a ler

13/10/2015 03:00:00


 

O Ponto Carioca desta 177ª edição homenageia de forma especial os professores da cidade. Os grandes responsáveis pelo nosso conhecimento através da leitura. Foi pensando neles que o Portal fez questão de escolher para a coluna o tema "Bibliotecas da cidade". Bem na semana que os professores festejam o seu dia. Para isso, demos uma pesquisada e selecionamos alguns espaços muito importantes para a educação e cultura dos cariocas. Principalmente para os mestres da cidade.

 

Veja abaixo:

 

Bibliotecas Escolares do Município
 

Sala de leitura de escola da rede de ensino do município


Com foco voltado para os alunos da rede de ensino, as bibliotecas escolares também estão acessíveis às famílias dos alunos, aos moradores no entorno e até às outras escolas. Costumam ser espaços dinâmicos e agradáveis com uma rotina de leitura literária organizada por professores e bibliotecários. Parte dessas bibliotecas da rede inclusive já funciona com o sistema de e-books, possibilitando a leitura de mais de 1.000 livros digitais.

 

Para conferir a programação de outubro das 15 bibliotecas escolares municipais, que inclui mediação de leituras, encontros com autores, exposições de pintura, arte, teatro, etc., é só acessar o site. http://www.bemrj.blogspot.com.br/p/programacao-de-outubro_2.html

 

Para os endereços, clique aqui.

 

Bibliotecas Populares
 

As Bibliotecas Populares trabalham em  conjunto com as Bibliotecas Escolares


Com acervo constantemente atualizado, as Bibliotecas Populares Municipais atendem a faixas etárias distintas. Possuem obras de literatura brasileira e estrangeira, obras de referência, títulos de autoajuda e de várias áreas do conhecimento e a leitura dos títulos selecionados na internet. E ainda oferecem Troca-Troca de Livros, de forma itinerante, e o serviço Biblioteca Online, onde é possível ser acessado todo o seu acervo bibliográfico nacional e estrangeiro disponível para consulta e empréstimo. As 11 Bibliotecas Populares ainda contam com uma intensa atividade cultural. Confira os endereços no final da matéria.

 

Biblioteca Parque Estadual
 

Lugar de memória e experimentação que promove a leitura e o conhecimento 


Criada para oferecer um acervo de mais de 200 mil livros de ficção e não ficção, livros de arte, quadrinhos, biblioteca infantil e 20 mil filmes, a biblioteca promove também oficinas, cursos, laboratórios, plataformas multimídia, e uma diversidade de linguagens artísticas.

 

No mês de outubro foi criada uma programação infantil especial: exposição Mafalda na Sopa, até 24/10, de terça a sábado com entrada franca; Mon petit festival: duas exposições sobre a Ecole des Loisirs, tradicional editora francesa de literatura infantil nos dias 21,22 e 25/10; Teatro de Bonecos Catavento (24/10, das 15h às 16h); Oficina de criação de músicas com introdução à composição musical em que os participantes participam de experimentações e depois gravam suas músicas no Estúdio. (21 e 22/10).

 

Para saber mais sobre exibição de filmes, cursos, lançamentos literários, estúdio de gravação, oficinas e peças de teatro, clique aqui. 

 

A Biblioteca Parque fica na Av. Presidente Vargas, 1.261, Centro, aberta de terça a sábado, das 11h às 19h

 

Biblioteca Nacional
 

O prédio da Biblioteca Nacional no dia de sua inauguração em 12 de novembro de 1910


Uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior biblioteca da América Latina fica no Rio, para o seu orgulho. A Biblioteca Nacional, hoje com um acervo de dez milhões de itens, começou com 70 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas vindos de Portugal por volta de 1808, por ocasião da transferência da família real e da corte portuguesa para o Rio de Janeiro.

 

Hoje, a Biblioteca Nacional possui milhares de títulos nacionais e estrangeiros e obras raras para consulta local, acervo digital com mapas, arquivo musical com 250 mil títulos, que inclui livros, partituras, fotografias, manuscritos e outros materiais sobre música; mais de 900 mil documentos históricos, do século XI aos dias de hoje; mais de 1 milhão peças, entre monografias, teses e folhetos, do século XVIII até agora; e ainda armazena o maior patrimônio digital de desenhos, caricaturas, gravuras, fotografias e livros ligados às artes visuais, além de jornais, revistas e anuários desde 1922 e obras raras.

 

Real Gabinete Português de Leitura
 

178 anos comemorados em maio deste ano.


Inaugurada pela Princesa Isabel em 1887, o Real Gabinete Português de Leitura guarda cerca de 350 mil volumes de obras raras, entre elas um exemplar da edição princeps de "Os Lusíadas", de 1572. Uma biblioteca pública aberta para todos, que encanta pelo estilo neomanuelino. Funciona como centro de estudos e um polo de pesquisa literário muito frequentado por professores.

 

Rua Luís de Camões, 30, Centro. Aberto de segunda a sexta, das 9h às 18h. Mais informações: http://www.realgabinete.com.br/portalWeb/

 

Endereços das Bibliotecas Populares Municipais


BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DE BOTAFOGO – MACHADO DE ASSIS
Rua Farani, 53 – Botafogo. Tel: 2551-6911 Estação Flamengo


BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE – MANOEL IGNÁCIO DA SILVA ALVARENGA
Praça Thelmo Gonçalves Maia, s/nº – Campo Grande. Tel: 3394-5509 Metrô + Integração SuperVia – Estação Benjamin do Monte


BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DA GAMBOA – JOSÉ BONIFÁCIO
Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa. Tel: 2263-7832. Provisoriamente funcionando no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, na Rua Benedito Hipólito, 125 - Praça XI. Telefone: 2224-2628 / 2224-8300 / 2234-5747.


BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DA ILHA DO GOVERNADOR – EUCLIDES DA CUNHA
Praça Danaides s/n° - Cocotá. Tel.3368-7797


BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DO IRAJÁ – JOÃO DO RIO
Av. Monsenhor Félix, 512. Tel: 2482-3582 Estação Irajá


BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DE JACAREPAGUÁ - CECÍLIA MEIRELES
Rua Dr Bernardino, 218 - Praça Seca. Tel: 3833-0084


BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DA MARÉ – JORGE AMADO
Rua Ivanildo Alves, s/nº - Complexo da Maré. Tel: 3105-7134


BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DE SANTA TERESA – JOSÉ DE ALENCAR
Rua Monte Alegre, 306 – Santa Teresa. - Tel: 2224-2358


BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DA TIJUCA – MARQUES REBELO
Rua Guapeni, 61 – Tijuca. Tel: 2204-0752 Estação Saens Peña


BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL VOLANTE – JOÃO ANTONIO
Av. Monsenhor Félix, 512 – Irajá. Tel: 2482-3086 / 2482-3582.


Imagens relacionadas: