Parque do Maracanã. Aqui o lazer está sempre em movimento.

24/08/2015 03:00:00


 

Desde que a última etapa da área situada à volta do maior estádio do mundo foi entregue reurbanizada pela Prefeitura do Rio à população do Maracanã e Tijuca, nada mais ficou parado por ali.
Seja pelos torcedores que continuam chegando para assistir às partidas do campeonatos do futebol, seja pela população local que passou a se beneficiar com um parque de lazer com mais de 50 mil metros quadrados,  a altura do novo Maracanã.
 
Pista de ciclismo com seus frequentadores permanentes, a primeira  do Rio a ser pavimentada com asfalto albino de pigmento vermelho. (Foto: Raphael Lima)

Da manhã até a noitinha, corredores, ciclistas, patinadores, skatistas, terceira idade, bebês de carrinho e passeadores com seus cães vêm utilizando da forma mais saudável o espaço. Calçadas mais amplas, nova iluminação, pistas antiderrapantes e novo paisagismo não faltam. E mais: 60 novos bicicletários com 120 vagas, piso tátil, rampas acessíveis e áreas para embarque e desembarque de pessoas com deficiência.
 
O evento Criterio Fixed também marcou a passagem pela ciclovia do entorno do Maracanã

Projetada para fazer bonito até as Olimpíadas Rio 2016, quando o Maracanã será palco de importantes jogos esportivos, ganhando assim mais visibilidade no mundo, o parque do entorno também passou a ter direito a um acesso mais seguro.
 
Passarela facilitou o acesso das pessoas que chegam a pé 

Uma passarela de 530 metros que liga o Parque da Quinta da Boa Vista ao estádio e passa por cima da Avenida Radial Oeste e das linhas do trem e do metrô virou também o caminho natural dos que desfrutam o novo parque.
 
O entorno valorizado em frente à entrada do estádio (Foto: Raphael Lima)

Ao redor da estátua de Bellini, foram plantadas 13 palmeiras, número que homenageia o "Velho Lobo" Zagallo que sempre trouxe sorte à Seleção Brasileira. No total, o projeto conta com 122 palmeiras e 203 árvores nativas no projeto paisagístico.
 
Nova iluminação, mais segurança. (Foto: Celso Pupo)

A nova iluminação pública, com 266 luminárias em LED e 59 projetores de vapor metálico, tornou mais atrativo o local para a prática de exercícios noturnos. A área revitalizada entregue à cidade, da qual faz parte o projeto do parque do entorno do Maracanã, inclui a Radial Oeste, a própria Avenida Maracanã, a Rua Eurico Rabelo e a Rua Professor Manuel de Abreu, além de um trecho da Rua Visconde de Niterói.

Imagens relacionadas: