NA PAZ PELA CIDADANIA

24/08/2015 03:00:00


 

O que já era desejo da população de Ipanema virou uma ordem: conhecer de perto o que a Guarda Municipal vem fazendo pelo bairro. Saber como seus agentes agem em nome do ordenamento , o que esperam dos cidadãos ao andar de bicicleta pelas ciclovias ou ao passear com seus cães por calçadas e praças.

 

A banda da Guarda Municipal abriu o evento

 

Com essa proposta, foi realizado na quarta-feira, dia 19 de agosto, em uma das áreas liberadas da Praça Nossa Senhora da Paz , o primeiro momento de uma campanha de aproximação com os moradores da região, cuja abertura contou com a apresentação da Banda da Guarda.

 

Ananias Brum, conhecido como "Inspetor Brum", comandante da UOP Leblon e Ipanema

 

Segundo o comandante Ananias Brum, da UOP Leblon e Ipanema, o evento tem a finalidade de estreitar a relação com os moradores do bairro. "A ideia surgiu a partir de um fórum de discussão sobre segurança participativa dentro da Unidade de Ordem Pública – UOP Leblon. Trata-se de uma campanha para Ipanema como um todo," diz Ananias.

 

Maria Amelia Loureiro, presidente da Associação de Moradores de Ipanema em parceria com o trabalho da GM-Rio

 

O evento teve também a presença de representantes das associações de moradores de Ipanema, do Conselho Comunitário de Segurança e de vários profissionais do Colégio Notre Dame que se juntaram à inciativa como bons vizinhos na área de educação do bairro.

 

Os adestradores e os colegas de trabalho Barbie, Joia e Derick

 

Foi a maior festa no coração de Ipanema, que apresentou também a equipe Showdog de condutores da GM-Rio e seus cães adestrados. Ao mesmo tempo que os guardas da UOP distribuíram panfletos com orientação e informações relacionadas à maneira correta de andar com animais nas ruas, andar de bicicleta etc. E mais: aproveitando também para alertar a população a evitar o descarte de materiais e sucatas em kombis ilegais que circulam pelo bairro. E em vez disso, utilizar o serviço do 1746. " Normalmente esse pessoal abastece os robautos de Caxias e Acari e os ferros-velhos clandestinos," alerta o comandante Ananias.

 

Segundo ele, esse trabalho de conscientização chega também aos comerciantes e síndicos de Ipanema, que vêm recebendo os panfletos distribuídos pelos agentes da UOP. "Nossa campanha, seguida de um trabalho de fiscalização, não vai parar por aqui, em Ipanema, irá continuar no Leblon," fala empolgado o comandante, que estará em setembro no próximo evento na Praça Milton Campos, ao lado do condomínio Selva de Pedra.


Imagens relacionadas: