Atenção especial aos recursos humanos da prefeitura

03/08/2015 03:00:00


 

O secretário Marcelo Queiroz, da SMA,
destaca a importância de uma qualificação
especial na área de RH

 

Com o objetivo de desenvolver as políticas de Recursos Humanos da Prefeitura do Rio, valorizando o servidor municipal de carreira, foi criada pela SMA a Comissão de Administração Pública. Ou seja, a partir de agora, servidores de diferentes secretarias, e com comprovada experiência e conhecimento na área, farão parte de uma equipe que vai analisar e aprovar os profissionais que virão a ocupar funções em órgãos setoriais de Recursos Humanos da prefeitura.

 

A proposta surgiu a partir de mapeamentos que identificaram algumas dificuldades no sistema de RH, principalmente por sobrecarregar os profissionais da SMA. Agora, com a nova proposta, esta missão ficará a cargo da Comissão. Segundo Marcelo Queiroz, Secretário Municipal de Administração, a ideia é ampliar a rede de profissionais de RH no município. "Ocupar uma função dentro da área de RH exige técnica e conhecimentos muito específicos. É um cargo estratégico que requer muita qualificação. Por isso, através da Comissão, será possível identificar profissionais que necessitem de uma reciclagem ou de aprimoramento em seus conhecimentos sobre o sistema, que é algo complexo. Além disso, vamos multiplicar uma qualificação especial para profissionais desta área, fazendo com que tenhamos reposição à altura em caso de saídas ou necessidades de mudanças. Isso com agilidade e qualidade para que a prefeitura mantenha sempre o seu padrão e não tenha seu trabalho interrompido."

 

Ainda segundo Marcelo, a criação da Comissão pretende trazer novidades já para este ano. "Iniciativas como essa são muito importantes para a secretaria como um todo. É uma valorização que já vem sendo feita em outras áreas dentro da prefeitura e que, agora, está sendo implantada nos Recursos Humanos. Vamos conseguir mapear questões estratégicas importantes a partir disso. Os profissionais que fazem parte da Comissão têm larga experiência e logo teremos resultados na prática. Até o fim do ano, por exemplo, a ideia é padronizar todo o sistema de pagamento da prefeitura. A GM-Rio já mudou, a COMLURB está migrando, enfim, vamos criar um padrão comum a todos. É um trabalho que exige sacrifício, mas sem dúvida vale muito a pena", conclui Marcelo.