“É gratificante ser útil e contribuir para o desenvolvimento do cidadão”

27/07/2015 03:00:00


 

 

Tania da Silva dos Reis tem 24 anos de Prefeitura do Rio
 

Nesta semana, a coluna destaca uma servidora da Secretaria Municipal de Educação. Fomos conhecer a história da Tania da Silva dos Reis, que há 24 anos dedica-se ao trabalho na Administração Municipal. Seu primeiro concurso na PCRJ foi para servente da SME, quando atuou em CIEPs. Mas seu objetivo era seguir crescendo, então continuou estudando até que passou para merendeira. Depois ainda foi aprovada para a inspetoria de alunos e, mais tarde, para professora do município. 

 

Mas ainda não era o suficiente. Tânia seguiu se dedicando aos estudos até que foi aprovada para Agente de Administração da Secretaria Municipal de Cultura, quando finalmente atingiu o seu objetivo que era atuar nas Bibliotecas Escolares Municipais (na época ainda administradas pela SMC, mas hoje a cargo da SME). Com o curso superior em Biblioteconomia, Tânia chegou ainda ao cargo de subgerente e, hoje, atua na Biblioteca Escolar Municipal de Sulacap. Toda essa motivação para o trabalho, segundo ela, vem das oportunidades que podem ser abertas às pessoas. "Gosto muito de interagir com os nossos leitores. Ensino, mas também aprendo muito. Colocar livros nas mãos de jovens e crianças e incentivar para que eles leiam e gostem é o que mais me dá prazer. Mesmo contribuindo com uma pequena parte, é gratificante ser útil e ajudar para o desenvolvimento do cidadão."

 

E olha que a Tânia tem experiência nisso. Afinal, entre tantas experiências já vividas, ela destaca o poder da leitura para ajudar os jovens cariocas. "Quando estava na BEM de Santa Cruz, vivi uma experiência interessante com dois alunos de uma das escolas municipais do entorno. Eles iam para a biblioteca somente para fazer bagunça e na escola também eram terríveis. Comecei então a chamá-los e ler para eles todos os dias. Vi a diferença em como prestavam atenção e, com isso, além do comportamento melhorar, o aproveitamento escolar também evoluiu. Depois, nós ainda invertemos e eles começaram a ler para mim. Foi maravilhoso quando conseguiram concluir o ensino fundamental e iniciar o Ensino Médio", destaca a nossa Mandou Bem, que aproveita ainda para destacar o trabalho de outra colega: "a minha amigona Nadir Lúcia, Subgerente da BEM de Bangu, faz um ótimo trabalho, e me ajudou e incentivou muito". Que história, não? Conheça agora outros interesses da nossa Mandou Bem da semana:

 

MANDOU BEM:

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Guerreiro e feliz.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
A atenção para crianças e jovens na área da Educação e Cultura.

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Gosto muito de visitar centros culturais e museus.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
Passeios ao ar livre, tipo caminhadas em nossas áreas verdes, além dos Arcos da Lapa.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Eventos promovidos nas praias

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
Pão de Açúcar.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Espetinho de camarão.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Amamos praia e sol.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
Após um dia de muito trabalho, um pagode no trem, só no Rio

 

10. Ser carioca é...
Fazer do limão uma refrescante limonada!




 


 

 

 

Matérias mais lidas - Out/16

LÍDERES CARIOCAS
EM PAUTA

 

 

Acredito na força transformadora das crianças

 

VIDAS DEDICADAS À EDUCAÇÃO

 

 

Revista Servidor+

 

Edição 10 - Outubro 2016
Especial Rio 2016