Você MAPEANDO as melhorias da cidade

25/05/2015 03:00:00


 

O site Mapeando entrou no ar no fim de março


Hoje em dia é uma tendência muito forte criar mobilizações a partir de redes sociais e sites para pedir mudanças no mundo real. Acompanhando essa tendência, a Prefeitura do Rio, através do LAB.Rio, o laboratório de participação da prefeitura que aproxima o poder público da população, criou uma nova ferramenta para que servidores e cidadãos em geral possam participar ativamente nas questões de mobilidade urbana da cidade. Trata-se do Mapeando (www.mapeando.rio.gov.br), um site em que as pessoas podem sugerir melhorias nas ruas, a partir dos seus trajetos rotineiros.

 

As demandas são analisadas pelas respectivas secretarias municipais envolvidas que, ao receber as demandas, estudam a viabilidade da operação. Segundo João Paulo Pohl, diretor de arte e design do LAB.Rio, um dos maiores benefícios do site é chegar a locais muito específicos. "Acredito que o mapeamento de demandas relevantes sobre mobilidade urbana, inseridas diretamente on-line pela população, ajuda a aproximar o poder público e os cariocas. Conseguimos desenvolver uma plataforma intuitiva e inovadora que reúne em um só lugar desejos muito individuais, além de outras demandas mais coletivas. Os desafios são constantes, já que estamos sempre procurando aperfeiçoar nossos projetos. Aqui no LAB.Rio, trabalhamos como as start ups, desenvolvendo protótipos, testando e fazendo ajustes de acordo com o feedback dos usuários. Nesta cultura de inovação, nenhum produto está pronto e acabado."

 

João Paulo Pohl está na Prefeitura do Rio há 9 meses

Neste início do site, as solicitações mais demandadas no Mapeando estão relacionadas a transporte individual não motorizado, representando uma porcentagem de 59% do total e as demandas sobre deslocamento a pé que representam 16% do total de demandas. João Paulo um destes temas vem ganhando muito destaque. "Como as demandas são condicionadas aos tipos disponíveis na plataforma, ainda não há tanto espaço para soluções mais ‘heterodoxas', mas tem chamado a nossa atenção o alto número de demandas relacionadas a bicicletas. A comunidade ciclista é muito engajada e já estamos pensando em novas modalidades para atender outros tipos de demanda desse público".

 

Além de abrir espaço à população, participar desta iniciativa, segundo João Paulo, significa um grande marco. "É um enorme prazer trabalhar em um laboratório dedicado à discussão sobre uma cidade mais integrada. Nós acreditamos que a participação é ter voz ativa para expressar nossas vontades e indignações a respeito do que é melhor para a cidade em que vivemos. É importante lembrar que o Mapeando não serve apenas aos cidadãos cariocas. Ele também pode ser uma valiosa ferramenta de qualificação de políticas públicas para nós, servidores municipais. Fazemos um convite aos servidores das diversas secretarias e autarquias que gostariam de sugerir novas demandas para os cariocas mapearem que poderiam ajudar no seu trabalho, que nos enviem um e-mail para contato@labrio.cc", conclui.


Imagens relacionadas: